Hoje em dia, o mundo digital faz cada vez mais parte da vida das pessoas. Mesmo aqueles indivíduos que não se interessavam por tecnologia, tiverem que se render a ela para se encaixar. As vendas online é um bom exemplo disso, como o atendimento por WhatsApp.
O aplicativo de mensagens é muito útil e uma ótima ferramenta para vendas. Tanto vendedores quanto consumidores gostam desse recurso, que é muito prático e funcional. Com ele, é possível demonstrar os produtos por meio de fotos e vídeos, tirar dúvidas, fazer videochamadas e, até mesmo, negociar a forma de pagamento.
Sendo assim, quem quiser ter um faturamento ainda maior deve apostar em fazer um ótimo atendimento por WhatsApp. Pensando nisso, resolvi trazer este post com 4 dicas valiosas para melhorar as vendas pelo aplicativo. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?
1. Deixe claro um horário de atendimento
Muitas vezes, quando fazemos atendimentos online, os clientes nos procuram em horários um tanto quanto inusitados, se posso dizer assim. Para não deixá-los sem resposta, acabamos por atender fora do expediente. Isso quando eles não ficam chateados por não conseguirmos conversar em determinados momentos.
Para evitar essas situações, deixe o horário de atendimento bem claro. Pode ser até mesmo no status do WhatsApp. É interessante também deixar uma mensagem pronta, falando sobre o funcionamento, para enviar sempre que alguém mande recado fora de hora. Assim, você evita certas situações embaraçosas.
2. Seja sempre solícita e cordial
Quando um atendente nos trata bem, com cordialidade e presteza, isso nos encanta, não é mesmo? Por mais que o atendimento online seja à distância, não significa que deve ser frio. Obviamente, não é interessante forçar uma “amizade” logo de cara, mas responder com rapidez, à medida do possível, e gentileza é primordial. Entenda como fazer isso:
- seja sempre muito educada;
- esteja disponível para responder dúvidas;
- responda o mais breve que puder.
3. Tenha um número de trabalho
Já pensou em ter um número de WhatsApp somente para o trabalho? É comum as pessoas usarem o mesmo para profissional e pessoal, porém essa pode não ser uma boa ideia. Pode acontecer de você se enganar, enviar mensagens trocadas e resultar em algum constrangimento.
Além disso, dependendo do fluxo de mensagens, você pode deixar clientes sem resposta, o que não é legal. Portanto, se puder, faça uma conta comercial no aplicativo. Aliás, essa versão business apresenta alguns recursos muito úteis que a outra não tem, como as respostas automáticas.
4. Saiba como divulgar os produtos
O WhatsApp também pode ser usado como canal de divulgação, além do atendimento. Uma vez que você já tem os contatos dos clientes, pode enviar mensagens para divulgar as novidades e as promoções. Os “stories” são uma ótima ferramenta para isso.
Você também pode enviar mensagens para criar um relacionamento com o cliente, mas sempre respeitando o espaço, evitando assuntos polêmicos, como religião e política. Você pode criar um grupo com as interessadas e postar conteúdos de moda e beleza, além de, é claro, divulgar seus produtos.
O atendimento por WhatsApp é uma forma muito eficaz de alavancar as vendas, mas, para isso, ele deve ser bem-feito. Dar atenção, ser cordial e responder com rapidez são algumas das atitudes importantes e que encantam os clientes.
Quer saber como fazer um bom atendimento nas redes sociais? Aproveite que está por aqui e leia o meu post que fala sobre o assunto!