Quem trabalha na área de vendas sabe que as datas sazonais podem ser excelentes oportunidades de alavancar essas vendas e aumentar a lucratividade. Porém, para que isso aconteça, é preciso ter uma boa estratégia para aproveitá-las. Afinal, é importante lembrar que a concorrência também se amplifica nesses períodos. Por isso, reunimos algumas dicas incríveis que vão ajudar você a aumentar a sua revenda de semijoias nesses momentos!
Faça um planejamento antecipado
Coloque no papel todas as datas comemorativas que existem ao longo do ano e quais podem ser aproveitadas no seu negócio, por exemplo: Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia do Consumidor, Black Friday, Natal…
Organize um calendário dividido por meses e já com as datas que você pretende trabalhar sinalizadas. Esse é o primeiro passo para planejar a sua estratégia com antecedência e não fazer nada em cima da hora!
É bastante comum que o empreendedor esqueça uma data importante e só comece a pensar nela quando vê as primeiras campanhas de divulgação do concorrente. Aí, já pode ser tarde demais. Seja você a pessoa que sai na frente!
Conheça o seu público
Qual é a melhor ação para uma data sazonal? Uma promoção? Um brinde especial? Um desconto para quem comprar acima de X peças? Não existe uma resposta pronta, é por isso que você precisa estudar o seu público para entender que tipo de abordagem tem mais apelo junto a ele.
Não tenha medo de fazer pesquisa com as suas clientes, de entender o que as motivaria a comprar mais em uma data especial. Isso vai aumentar a assertividade das suas ações.
Certifique-se de que você tenha produtos e reposições suficientes
Imagine o seguinte cenário: você divulga a sua campanha, ela faz um grande sucesso e, de repente, você já não tem mais peças para atender as clientes do segundo dia em diante. Além de minar as suas oportunidades de vendas, essa falta de preparação pode “queimar” a sua imagem como revendedora.
Por isso, considerando que você vai fazer uma ação sazonal e que, dentro disso, é esperado ter um aumento nessas vendas, é essencial estar bem preparada para ele.
Boas parcerias trazem grandes resultados!
As datas sazonais também são um ótimo momento para pensar em parcerias. Por exemplo: você revende semijoias e pode criar uma promoção em conjunto com uma revendedora de perfumes ou bolsas. Isso vai agregar mais valor à sua campanha e tirá-la do comum.
Se você percebe que muitas concorrentes apostam nessa questão do desconto, por exemplo, fazer uma ação em parceria é uma forma de destacar o seu negócio. Mas não deixe de priorizar parceiros que também estejam alinhados ao seu público. A ação precisa, acima de tudo, fazer sentido!
Priorize clientes fiéis
Ao seguir aquela primeira dica que trouxemos, suas campanhas sazonais poderão ser planejadas com bastante antecedência. Aproveite para divulgar em primeira mão para as suas clientes fiéis. Isso faz com que elas se sintam valorizadas e mais motivadas a participar da sua ação especial!
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