Os gatilhos mentais são ferramentas muito úteis para aumentar as suas vendas. Basicamente, eles funcionam como uma espécie de estímulo para fazer com que o cérebro tome uma decisão de maneira inconsciente.
No caso, uma decisão de compra. Existem diversos tipos de gatilhos diferentes, mas hoje, vamos falar sobre o de autoridade.
Confira!
O que é o gatilho de autoridade?
O gatilho de autoridade se baseia em mostrar que aquela marca é uma referência no mercado em que atua. Explora a questão da credibilidade e da confiabilidade, deixando o cliente mais seguro para fazer a sua compra.
Um bom exemplo está naquele clássico comercial de creme dental que diz: “nove em cada dez dentistas recomendam esse produto”. Nesse caso, a autoridade está sendo validada por especialistas da área, mas existem outras maneiras de trazê-la à tona.
4 vantagens de utilizar o gatilho de autoridade nas suas vendas
Confira a seguir os 4 principais benefícios de apostar nesse gatilho na sua estratégia de vendas:
Fortalecimento do seu posicionamento
Além de ajudar a vender mais, o que é um efeito imediato, quando você trabalha com gatilhos de autoridade, ao longo do tempo, o posicionamento da sua marca vai se consolidando no mercado. Chega um ponto em que mesmo sem realizar uma ação de marketing específica baseada nesse gatilho, você já vai ser reconhecida como uma autoridade.
Conquista de novos clientes
Esse gatilho funciona muito bem para conquistar novos clientes. Quando uma pessoa vai consumir um produto de uma determinada empresa pela primeira vez, é natural que ela tenha algum receio. Será que a qualidade é realmente boa? O produto compensa? O custo-benefício é válido? A empresa é confiável?
O gatilho de autoridade cria um ambiente de confiança para esse cliente em potencial. Muitas vezes, é o elemento que faltava na tomada de decisão.
Combinação de fatores conscientes e inconscientes
No início deste artigo, explicamos que os gatilhos mentais têm apelo sobre o nosso inconsciente, o que é uma grande verdade. Porém, no caso da autoridade, ela acaba mesclando esses dois campos: o inconsciente e o consciente.
Uma estratégia baseada em autoridade oferece argumentos objetivos e racionais para que aquele cliente faça a compra, além do apelo ao subconsciente. Isso fortalece ainda mais a motivação de compra.
Diferencial competitivo
Se você atua em um nicho muito competitivo, como o de semijoias, o gatilho de autoridade pode ser um excelente fator de diferenciação perante a concorrência. Uma maneira de se destacar e vender mais sem ter que apostar em ações promocionais.
Como aplicar o gatilho de autoridade?
Para colocar em prática esse gatilho, existem algumas estratégias possíveis:
- Compartilhar depoimentos de clientes;
- Se você é uma revendedora Veridiana Quirino, pode falar sobre os 15 anos de experiência da marca e também das premiações que você eventualmente conquistar como consultora;
- Mostrar certificados de prêmios e cursos que você tenha feito;
- Fazer parceria com alguma influenciadora da sua cidade, que seja conhecida como referência em moda e estilo.
As possibilidades são inúmeras, encontre aquela que mais se adequa ao seu negócio!
Quer conferir mais dicas de vendas? Acompanhe os conteúdos exclusivos do nosso blog.