Conquistar novos clientes é sempre muito bom. Mas saber manter um bom relacionamento com eles é ainda melhor! Porque além de garantir a fidelização, isso também aumenta as chances de que eles indiquem a sua empresa para familiares e amigos, aumentando a sua rede. A seguir, confira alguns passos para construir esse relacionamento.
Escute sempre
A escuta é a base de qualquer relação interpessoal: afetiva, familiar, de amizade… não seria diferente com os clientes. Escute verdadeiramente o que eles têm a dizer, seja um elogio ou uma crítica.
Busque pontos em comum naquilo que diferentes clientes estão dizendo. Mostre interesse pelo feedback deles. Um bom relacionamento se fundamenta no diálogo e isso pressupõe que os dois lados falam e são ouvidos.
Mantenha contato
Se o cliente só compra uma vez por ano, não deve ser essa a sua frequência de contato com ele! Encontre o equilíbrio entre se manter próximo e não ser invasivo, além de observar as normas da LGPD.
Para fazer isso, você pode, por exemplo, criar um grupo no WhatsApp ou no Telegram para compartilhar as novidades e promoções em primeira mão. Assim, o link pode ser disponibilizado para quem desejar participar.
Outra alternativa é enviar periodicamente uma mensagem individualizada para o cliente, de forma que ela perceba que não se trata de uma lista de transmissão, como mandar mensagens de aniversário ou algo relacionado a datas sazonais. Nesse contato, você pode perguntar como ela está, usar o gancho de algo que ela tenha dito na última conversa.
Mandar mensagens de aniversário também é uma forma de demonstrar essa proximidade e atenção.
Esteja onde o cliente está
Isso é essencial: faça um mapeamento dos canais de comunicação e redes sociais que os seus clientes mais utilizam para estar presente nesses espaços.
Você não precisa estar em todas as plataformas, até porque, é praticamente impossível produzir conteúdo para tantas redes. Selecione aquelas que têm mais apelo junto ao seu público-alvo e marque uma presença consistente por lá!
Atendimento sempre personalizado
Atendimentos “genéricos” são cada vez mais prejudiciais para a construção de um bom relacionamento com o cliente. Quem está do outro lado quer receber uma atenção especial e se sentir visto pela empresa. Esse é até um critério para escolher entre dois ou mais concorrentes que aparentam oferecer um produto de qualidade equivalente.
Chame o cliente pelo nome, ajuste o tom de voz de acordo com a liberdade que ele dá, retome assuntos de conversas anteriores, seja gentil e cordial. Isso é capaz de ser mais marcante para ele do que os próprios atributos do produto em si.
Valorize os clientes
Que tal programar promoções exclusivas para quem já é cliente? Ou disponibilizar as novidades para esse grupo antes de fazer uma divulgação geral? É importante para o cliente sentir que o relacionamento com a sua empresa também traz benefícios tangíveis.
Agora que você já sabe como construir e manter um relacionamento positivo com seus clientes, só falta se tornar uma consultora de semijoias Veridiana Quirino e colocar essas estratégias em prática! Faça parte do nosso time!