Saiba como diminuir a taxa de clientes inadimplentes

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Reduzir a inadimplência de pagamentos em uma empresa é essencial para não afetar o setor financeiro. Hoje em dia, conforme pesquisas, mais de 30% das pessoas do Brasil possuem contas em atraso.

Isso pode ser observado a partir da falta de pagamento, comprometendo não só a vida financeira das pessoas, mas também os negócios. Com isso, é necessário tentar diminuir ao máximo o número de clientes inadimplentes.

Mas você sabe como fazer isso na prática? Saiba que existem diversas dicas que podem te ajudar a diminuir essa taxa, sem prejudicar o seu relacionamento com os consumidores e agindo de forma pacífica e amigável.

Quer saber mais? Continue nos acompanhando a seguir!

Como diminuir a taxa de clientes inadimplentes

Para conseguir reduzir a taxa de clientes inadimplentes sem prejudicar a imagem da sua empresa, é necessário ter um bom relacionamento com seus consumidores.

Para que isso seja observado, existem algumas dicas práticas, mas antes de tudo é preciso saber conversar de forma clara e objetiva, incentivando sempre o pagamento em dia. Entenda a seguir!

Ofereça benefícios para os pagamentos em dia

Uma das melhores dicas que podemos dar é oferecer benefícios para os clientes que pagam em dia, afinal, todas as pessoas gostam de receber descontos.

Essa é uma forma de conseguir estimular ainda mais os pagamentos feitos em dia, oferecendo vantagens, bônus, descontos e outros benefícios para esses clientes.

Para que isso seja possível, é necessário conhecer quem são seus clientes, sabendo o que mais atrai cada um deles. Assim, você consegue criar benefícios mais interessantes, fazendo com que eles se esforcem para realizar os pagamentos em dia.

Tenha várias opções de pagamento

Para reduzir a taxa de clientes inadimplentes, é interessante que você ofereça várias opções de pagamento, para que eles possam escolher o que é mais interessante conforme a realidade em que vivem.

Você pode oferecer pagamentos por cartão de crédito ou débito, por exemplo.

Seja claro ao fazer a cobrança

Mesmo que você esteja totalmente no direito de cobrar os clientes inadimplentes, saiba que ainda assim eles não se sentirão totalmente felizes em ser cobrados.

Por conta disso, o ideal é que você seja o mais claro possível durante a cobrança, além de ser amigável ao falar e abordar o seu cliente da forma certa, para não prejudicar a imagem da empresa e evitar reclamações.

Tratar os clientes inadimplentes de uma boa maneira é importante, por isso, aposte na clareza, objetividade e no respeito durante esse contato.

Faça negociações

Para conseguir reduzir a taxa de clientes inadimplentes você deve estar aberto a fazer negociações. Isso porque nem sempre os clientes que estão com as contas atrasadas são os que não gostam de pagar, mas podem ser outros fatores que levaram a isso.

Existem imprevistos que podem acontecer, levando os clientes a não fazerem os pagamentos, como perder um emprego, esquecer, problemas na família e outros.

Por não saber quais são os motivos, o ideal é tratar o seu cliente bem e estar aberto a fazer negociações, que sejam interessantes para os dois lados.

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