Uma das principais queixas de quem começa a trabalhar com vendas, é conseguir clientes. Depois que os primeiros consumidores já estão cativados, tudo parece mais tranquilo até que um ou outro cliente desaparece.
Nessas situações, em que o cliente escapa por entre os dedos e deixa de contar com o seus serviços, o que fazer? Reconquistar essa clientela é um desafio que vale a pena enfrentar.
Por que ir atrás de antigos clientes?
Não se pode julgar as razões que fizeram um cliente se afastar. Seja por problemas financeiros ou pessoais, lembre-se que todos têm uma vida que vai além da relação consumidor-vendedor que vocês criaram.
Seja cordial na abordagem, e não encare o cliente “fujão” como alguém que merece permanecer afastado. Essas pessoas conhecem o seu trabalho, a qualidade dos seus produtos e, com o incentivo correto, irão voltar.
A seguir, separamos 4 passos para você reconquistar os clientes perdidos.
Como reconquistar clientes em 4 passos
Identifique o público inativo
Para identificar quem não compra com você há algum tempo, é preciso manter um registro de quem são todos os seus clientes e informações sobre as últimas compras (data e valores, por exemplo).
Mesmo sem saber o motivo do sumiço daquele cliente, comece identificando-o. Avalie há quanto tempo ele era seu cliente, o que sabe sobre ele e se é um cliente fácil ou não de entrar em contato novamente.
O importante é não deixar ninguém para trás.
Mude sua abordagem
Em alguns casos, o consumidor deixa de comprar de uma loja ou vendedor por causa da abordagem. A forma de conversar e apresentar o produto fazem toda a diferença.
Novidade e curiosidade são bons gatilhos, mas não são suficientes para manter a clientela sempre próxima e comprando. Por isso, renove seu estoque, mude o mostruário, capriche na conversa e seja intencional.
Venda uma experiência e não um produto – pode ser isso o que falta para o seu cliente nunca mais sumir.
Ofereça atendimento personalizados
Como mencionado acima, a abordagem faz toda a diferença na hora de fidelizar a clientela.
A personalização no mercado de semijoias pode vir tanto na forma de atendimento diferenciado, em atendimentos individualizados quanto em forma de joias que realmente atendem ao desejo de compra do consumidor.
Inclusive, pesquisas apontam que 80% dos consumidores tendem a comprar mais de marcas que oferecem experiências personalizadas. Ou seja, você tem o produto, mas o seu cliente é o protagonista.
Cuidado no pós-venda
Tirar as dúvidas do cliente durante o atendimento não é suficiente, é preciso também cuidar do cliente depois que a venda é feita. O que isso quer dizer? Significa que você precisa ser lembrado mesmo depois que o cliente aparentemente não precisa mais de você.
Oferecer proatividade aos clientes faz parte da experiência, e evita que eles simplesmente ‘desapareçam’. Esteja presente em datas comemorativas, em avisos sobre a garantia das peças, promoções e novas semijoias em seu estoque.
Renove o interesse do consumidor no seu trabalho, assim, ele sempre terá a sua marca e o seu trabalho no radar.Para sua renda extra, seja uma consultora Veridiana Quirino Semijoias.