Ser uma consultora de semijoias é excelente para quem deseja uma carreira de sucesso ou queira garantir uma renda extra, oferecendo itens tão desejados do universo feminino. Contudo, conhecer o estilo do cliente é um dos pontos fundamentais para tornar as vendas realmente eficientes.
Pode parecer muito fácil conquistar a confiança e a fidelidade de uma cliente apenas por tentar encantá-la com produtos que mexem tanto com a vaidade, a autoestima e a beleza da mulher. Entretanto, a verdade é que todo cliente espera uma experiência diferenciada com um produto, passando a enxergá-lo essencial em seu dia a dia!
Nesse sentido, observar algumas estratégias para identificar o estilo da clientela é uma postura que mudará completamente o rumo das suas vendas. Quer descobrir como encantar suas clientes? Siga a leitura e tenha sucesso no negócio!
A importância de conhecer o estilo do cliente
Há algumas décadas, o pensamento, em termos de vendas, era que para se tornar um consultor ou empresa referência no mercado, bastava vender uma quantidade significativa para garantir vida longa.
Hoje, sabe-se que entre as principais estratégias para captar consumidores e, principalmente, mantê-los, oferecer o produto esperado pelo potencial comprador é a número um. E não tem como fazer isso se não souber quem são as pessoas para quem você almeja vender.
Ao ter conhecimento dos hábitos, gostos e necessidades de cada pessoa, a empresa evita “gafes” e mantém o cliente satisfeito. Ou seja, maior conversão e fidelização o que, na prática, significa: cada vez comprando mais.
Assim, economiza-se, também, o tempo e recursos da consultora de uma empresa, pois ela conseguirá traçar metas e agendar a oferta de produtos de acordo com a demanda de cada cliente.
Para a consumidora, é como se você passasse a “ler” a mente dela, tornando-se uma amiga e confidente dos seus desejos. Para você, é o momento em que adquire autoconfiança e a chave de sucesso das vendas!
4 dicas para saber o estilo do cliente de semijoias
Dessa forma, fica claro que o consumidor está mais exigente e, com tantas ofertas no mercado, ele compra se houver 100% de identificação com o que lhe é ofertado.
Embora não seja tão simples saber, de início, o estilo do cliente, a boa notícia é que seguindo algumas dicas e com um pouco de treinamento você pode se tornar expert em captar quem são as pessoas para quem você deseja vender seus produtos. Veja, abaixo, como identificar os gostos da sua clientela.
1. Observe-o com atenção
O primeiro passo é observar, cuidadosamente, como o seu cliente se veste, os lugares que frequenta, as músicas que gosta de ouvir e a sua rotina, por exemplo. O estilo de roupa — descontraído ou mais reservado — e o ambiente de trabalho, sendo mais formal ou não, já dizem muito sobre a composição do look que a pessoa espera.
Outras informações, como estado civil, se o cliente tem filhos ou não, também são dados importantes para entender até o nível de gastos que ela deverá disponibilizar para aquela compra.
2. Analise a sua personalidade
Cada pessoa tem uma personalidade diferente que reflete diretamente na aparência. Pessoas mais introvertidas tendem a usar peças menos chamativas, mais discretas, diferentemente das extrovertidas que costumam preferir brilhos e cores.
Perceba como cada cliente é e estabeleça as suas ofertas de acordo com as características de cada um.
3. Identifique os seus interesses e sonhos
Hoje em dia, praticamente todo mundo tem perfis nas redes sociais, o que torna mais fácil a identificação de gostos e interesses. Portanto, pesquise os hábitos de suas clientes na internet, observando sonhos e metas futuras. Assim, você será mais que uma consultora: ajudará a tornar esses objetivos realidade!
4. Entenda as tendências
Não tem como trabalhar com semijoias e ficar desconectada com as tendências do universo feminino. A moda é a expressão dos desejos atuais das pessoas e representa o que o público, de maneira geral, usará a cada estação.
Portanto, mantenha-se a par das tendências e ofereça produtos que estejam de acordo as demandas atuais.
Assim, descobrir o estilo do cliente é parte fundamental para garantir que você saberá mostrar as peças que tenham mais afinidade com ele! Isso também se chama empatia, que é o ato de se colocar no lugar do outro, e que tem como consequência um atendimento de excelência. Há empresas maravilhosas que focam, acima de tudo, nessa relação humana de amizade e confiança entre consultoras e clientes.
Quer fazer parte de um time assim? Nós, da Veridiana Quirino, estamos à procura de consultoras que queiram entender o estilo do cliente e descobrir o nosso segredo do sucesso! 🙂