Uma das datas mais importantes para movimentar o comércio está chegando: a Black Friday! Ela pode ser uma excelente oportunidade para alavancar as suas vendas, desde que você saiba elaborar uma boa estratégia.
Confira agora todas as dicas!
Defina qual será a campanha
Estabelecer exatamente qual será a vantagem para a cliente que comprar na Black Friday é o primeiro passo.
Pode ser um desconto em qualquer produto, desconto em peças selecionadas (inclusive, uma ótima pedida para “queimar” aquelas que estão sem saída), desconto progressivo, brindes especiais, cashback…
Se você não sabe qual seria a melhor opção, pode fazer uma pesquisa com algumas clientes selecionadas. A ideia é entender que tipo de ação teria mais apelo para que ela quisesse comprar.
Lance em primeira mão
Sabe aquelas clientes fiéis? Elas merecem receber a promoção em primeira mão. Essa é uma forma de fortalecer a estratégia de atendimento personalizado. Além disso, se você divulgar nas redes que existe essa vantagem, outras clientes também vão ficar interessadas.
Outra ideia é disponibilizar link para um grupo em que a ação vai comunicada antecipadamente. Assim, aquelas clientes que tiverem interesse, poderão entrar lá e acompanhar.
Integre a Black Friday com a Cyber Monday
A Cyber Monday é a primeira segunda-feira depois da Black Friday. Ela também tem ganhado uma importância comercial aqui no Brasil nos últimos anos. Quer uma ideia para fazer uma campanha arrasadora? Quem comprar na Black vai ganhar cashback para usar nas promoções da Cyber!
Explore a campanha nas redes sociais
Quanto mais expectativa você criar, melhor! E as redes sociais os canais perfeitos para isso. Veja algumas sugestões:
– Mude o avatar das redes e coloque um “selo” da Black em todas as publicações até chegar o grande dia. Assim, suas seguidoras vão receber essa mensagem “subliminar” o tempo todo;
– Crie uma publicação de destaque em todas as redes fazendo um suspense para a Black;
– Faça uma contagem regressiva quando chegar mais perto da data. A cada dia dessa contagem, você pode revelar algum detalhe da campanha, que tal?
– Sua cidade tem uma influenciadora bacana? Proponha uma parceria! Ela pode ter um cupom de desconto exclusivo para as seguidoras e ainda ajudar a construir o clima de expectativa.
Abuse dos gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são sempre bem-vindos para incentivar o cliente a comprar. Mas em ações específicas, eles podem ser ainda mais eficientes. Por exemplo:
– Urgência: “está chegando”, “promoção válida somente hoje”;
– Escassez: “promoção válida para as primeiras 10 clientes”, “só mais X peças disponíveis em estoque”;
– Novidade: “nova coleção com preço promocional nesta Black Friday”;
– Antecipação: mostrar pequenos spoilers de qual será a campanha.
Invista em anúncios
Os anúncios nas redes, especificamente voltados para a ação da Black, vão ajudar a alcançar um número maior de pessoas e, consequentemente, aumentar as suas vendas!
E não se esqueça de preparar o estoque de peças para o aumento previsto da demanda!Quer conferir mais dicas de vendas para alavancar o seu negócio? Acompanhe o nosso blog!