Quem trabalha com vendas sabe que uma clientela fiel é uma grande aliada, certo? Porém, em um negócio online, como isso funciona? Será que é possível conquistar a confiança e preferência do público mesmo no ambiente virtual? Como fidelizar um cliente nas vendas online?
É possível fidelizar clientes mesmo no ambiente virtual. Mas, para que sua estratégia de negócios online seja capaz de criar um público fiel é importante adotar boas práticas para atendimento e relacionamento. Separei abaixo 7 dicas sobre o tema para que você possa implementar quanto antes em seu negócio!
1. Facilidade de compra
Se não é muito claro qual é o próximo passo que uma pessoa interessada em seus produtos precisa dar para comprar, repense seus canais de venda online. A dificuldade de encontrar informações e fazer encomendas causa a perda de muitos leads. Não deixe isso acontecer em suas vendas!
2. Layout do site
Seu site é agradável? Invista em um visual bonito, simples e que facilite a visualização dos produtos. O usuário deve conseguir navegar facilmente, sem precisar clicar em dez botões diferentes para obter informações. Quanto mais simples o layout, melhor.
3. Variedade de canais
Quando um cliente quer comprar com você, por onde ele pode te chamar? Quanto mais canais, melhor.
Algumas pessoas preferem o WhatsApp, outras querem usar uma loja virtual, algumas preferem o Facebook ou o Instagram. Para atender diferentes públicos online, invista em atender por diversos canais!
4. Atendimento qualificado
As dúvidas, sugestões e reclamações dos clientes são a prioridade em qualquer negócio. O atendimento deve ser qualificado e estar pronto para esclarecer questionamentos, apresentar soluções e informações para a clientela. Quanto melhor o atendimento, maiores as chances de fidelizar um cliente!
5. Entrega rápida
Uma das maiores desvantagens das compras online é a distância entre a conclusão da compra e a chegada dos produtos. Algumas pessoas sentem que isso tira a mágica da compra.
Para minimizar esse efeito, faça o cliente esperar a menor quantidade de tempo possível. Entrega rápida é uma qualidade muito valorizada por quem compra na internet!
6. Produtos de qualidade
Seu site pode ser lindo, o suporte mais simpático e eficiente, com entrega instantânea. Tudo isso será em vão se os produtos que você vende são ruins. A decepção com a qualidade dos itens comprados cria uma insatisfação que é invencível. Por isso mesmo é importante ter muito critério na hora de escolher o que vai ser vendido, investindo em produtos de qualidade.
7. Investimento em pós-venda
Quer saber como fidelizar um cliente? Que tal procurar pelos compradores depois que a entrega foi feita? O pós-venda é um momento excelente para coletar informações sobre quem compra seus produtos e o que é preciso fazer para que o cliente compre de novo.
Você pode fazer a comunicação de pós-venda da maneira que achar melhor, por e-mail, mensagens ou até mesmo ligação telefônica. Quanto mais pessoal for o contato, maiores as chances de você conseguir as informações que precisa e o cliente se sentir verdadeiramente ouvido. Para muitas pessoas saber que sua opinião é importante é essencial para criação de vínculos com o vendedor.
Aprender como fidelizar um cliente em vendas online é essencial para o sucesso do seu negócio. Aprimorar a experiência de compra, inclusive depois da entrega dos produtos, garante a imagem positiva que ajuda a fechar novas vendas. Ser conhecido por prestar um atendimento de primeira, com bons produtos e ótimo suporte é a melhor propaganda para qualquer vendedor!
Gostou do texto? Ajude mais pessoas a lucrar e fidelizar clientes compartilhando o link em suas redes sociais!