Empoderamento feminino: conheça o conceito e seus princípios

4 minutos para ler

Empoderamento feminino e promoção da igualdade de gênero tanto nas atividades sociais quanto econômicas são as efetivas garantias para o fortalecimento da sociedade, assim como para a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças.

No entanto, o termo ainda é relativamente novo para a maioria das mulheres que não sabem ao certo o que isso significa e quais são os princípios que envolvem o assunto na prática.

Para esclarecer sobre o que é empoderamento feminino, seu conceito e princípios, preparamos este post a respeito do tema. Acompanhe!

O que é empoderamento feminino?

Podemos dizer que o empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressa por ações com o objetivo de fortalecer as mulheres.

O empoderamento feminino surge para fazer com que as mulheres reconheçam suas habilidades, competências e valores, seja em casa, seja no trabalho, ou em qualquer outro meio onde costumam transitar.

Qual é o conceito de empoderamento?

Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. Assim sendo, é possível praticar o empoderamento em outros grupos sociais, tais quais os negros e os idosos — pessoas oprimidas ou que não recebem atenção em nossa sociedade. Na maioria das vezes, elas não têm consciência de seu próprio valor, incluindo as mulheres que estão inseridas nesse grupo.

Quais são os princípios?

Os princípios dos quais falamos visam promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino, baseados em práticas no mundo todo. Abaixo, você vai descobrir quais são os princípios nos quais se baseia o empoderamento das mulheres. Confira!

Liderança

É a ordem de estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para manter a igualdade entre gêneros.

Igualdade de oportunidades

O objetivo é tratar homens e mulheres de maneira justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e qualquer forma de discriminação.

Fim da violência

A finalidade aqui é garantir tanto a saúde quanto a segurança, assim como o bem-estar de todos os indivíduos, seja no trabalho, seja em casa.

Educação e formação

O foco é promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres de modo que elas ocupem bons cargos no mercado de trabalho, além de receberem salários equivalentes aos homens.

Engajamento

A ideia é promover a equidade de gêneros por meio de ações comunitárias e de defesa.

Por que Maria da Penha é exemplo de empoderamento feminino?

Uma das mulheres de maior destaque da história recente do Brasil, é a líder do movimento de defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica.

Maria levou um tiro de seu marido no momento em que dormia, fato que a deixou paraplégica desde então. Em função disso, o nome dela foi dado para a “Lei Maria da Penha” (2006), cujas medidas visam proteger a integridade física e psicológica de mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.

Essa lei tem como objetivo salvaguardar as mulheres em situação de violência, punindo os os agressores, fortalecendo a autonomia das mulheres e oferecendo assistência com atendimento humanizado das vítimas de atos de agressões, estupros e assassinatos cometidos por ex-maridos, companheiros e namorados.

Ao longo do post, você pôde entender mais sobre empoderamento feminino e os princípios desse conceito. A Veridiana Quirino conta com uma equipe composta, em sua maioria, por mulheres, mostrando que a empresa se empenha em apoiá-las, não apenas no mercado de trabalho, mas em todas as esferas da vida delas!

Então, se você gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão artigos interessantes como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário