Você certamente já ouviu falar que o atendimento personalizado é a chave para o sucesso do seu empreendimento.
Mas afinal de contas, o que é isso? O que diferencia realmente um atendimento personalizado de um “convencional”? Como trazê-lo para o dia a dia do seu negócio? Prepare-se para descobrir tudo isso a seguir!
O que é atendimento personalizado
O termo “atendimento personalizado” engloba todas as estratégias que uma empresa coloca em prática com o intuito de fazer com que cada cliente se sinta única e especial. O objetivo é que a consumidora não se sinta apenas “mais um”, ele deve entender que aquele empreendimento o enxerga de verdade, conhece as suas necessidades e está tentando resolvê-las.
O sucesso do atendimento personalizado se baseia na conexão que ele cria entre você e a sua cliente. Lembre-se: pessoas se conectam com pessoas. Quando a consumidora se sente vista por você, constrói-se uma via de mão dupla, uma relação baseada não apenas em aspectos comerciais, mas em cordialidade.
Consequentemente, quando ela precisar comprar esse produto novamente, o atendimento provavelmente terá ficado marcado em sua memória e ela vai querer repetir a experiência!
Em resumo, o atendimento personalizado pode fazer com que você se destaque da concorrência.
Como conduzir um atendimento personalizado?
Vamos a algumas técnicas práticas para implementar esse conceito no seu negócio:
Humanize o atendimento
Quando você vai conversar com a cliente em potencial pelos canais digitais, humanize esse contato. Apresente-se, caso seja uma cliente nova, pergunte de onde ela é, priorize uma linguagem clara e acessível. Caso a consumidora se mostrar descontraída, adote esse mesmo tom, fazendo alguma brincadeira (que seja cabível para o momento).
O mais importante é criar a mesma atmosfera que sua cliente sentiria se estivesse conversando com uma amiga. Chame-a pelo nome durante a conversa, evite apelidos “carinhosos” que soam como genéricos.
Tenha um banco de dados sobre suas clientes
Todas essas informações que você consegue extrair durante um atendimento devem ser registradas e organizadas em um banco de dados. Existem sistemas próprios para isso, mas se você ainda está começando, uma boa planilha já pode resolver.
A ideia é que quando essa cliente voltar para comprar novamente, você consiga usar essas informações para criar um clima de continuidade.
Por exemplo: a cliente comprou um acessório para usar em uma festa específica. No próximo contato, se esse dado estiver registrado, você pode perguntar para ela como foi aquela festa. Isso certamente fará com que ela se sinta especial!
Aposte na comunicação direcionada
Evite aquelas listas de transmissão que são visivelmente genéricas. Personalize ao máximo a sua comunicação. Isso pode ser feito de maneira simples, apenas colocando o nome da cliente, por exemplo, ou de forma mais sofisticada, criando segmentações específicas e enviando as suas comunicações de acordo com características previamente definidas.
Por exemplo: você cria uma lista apenas das clientes que têm um estilo mais moderno e envia somente para elas as novidades que chegarem e que combinem com esse perfil.
Quer conferir mais dicas sobre como encantar suas clientes e fazer o seu negócio decolar? Acesse o nosso blog e acompanhe os conteúdos exclusivos!