“A propaganda é a alma do negócio”. Provavelmente, você já ouviu esse ditado que está mais do que certo. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, com produtos e serviços semelhantes, é fundamental investir em uma boa comunicação para atrair os clientes. Pensando nisso, você entende de marketing para revendedoras?
Que o ramo de semijoias é muito promissor, a gente não pode negar. Entretanto, há bastante concorrência, por isso é preciso sair à frente para conquistar a clientela e ter um bom faturamento. Quem vai ajudar nessa missão é o marketing. Com ele é possível se diferenciar dos concorrentes e fazer com que o seu produto ganhe destaque em meio aos outros. Mas como fazer isso?
Neste post, a gente trouxe algumas dicas que os melhores profissionais usam para alavancar a sua marca. Continue a leitura e confira!
1. Marque presença nas redes sociais
As redes sociais representam o meio de comunicação mais democrático. Isso porque o empresário não precisa pagar nada para utilizá-las e pode alcançar todo o tipo de público. Atualmente, desde crianças até idosos utilizam as páginas como entretenimento e conexão com outras pessoas. Que tal aproveitar a oportunidade?
O Instagram e o Facebook são as redes mais utilizadas. Para quem não conhece ou não está muito familiarizada nesse mundo virtual, saiba que nelas podem ser feitas páginas de negócios, nas quais fotos, vídeos e textos podem ser levados ao ar.
Elas podem servir como uma vitrine on-line e como uma maneira de comunicar às clientes sobre as promoções, novidades, tendências, formas de pagamento etc. Para isso é preciso manter as redes sempre atualizadas, ou seja, marcar presença. Uma página abandonada dá impressão que o negócio também não está ativo.
Aposte em fotos das semijoias, das clientes usando as semijoias (com autorização delas, é claro), em dicas de como manter as peças como novas e outros assuntos. Evite temas polêmicos, como religião e política. Outra dica importante é não misturar o perfil pessoal com o de vendas. Para isso, faça contas separadas.
2. Promova ações de marketing
As ações de marketing não são apenas para as grandes empresas. Você, como revendedora, também pode promovê-las e se dar muito bem com isso. Uma das formas mais eficientes são os sorteios e as parcerias. Por meio das redes sociais, você pode sortear algumas peças pedindo para os participantes curtirem e compartilharem as suas redes sociais, além de marcarem outras pessoas nos comentários.
Dessa maneira, você ganha uma divulgação incrível atingindo muita gente. Já as parcerias também são muito bacanas. Você pode oferecer descontos às clientes que chegaram até você por meio dos parceiros, que podem ser salões de beleza, lojas de roupas, academias etc.
3. Seja a sua vitrine
Cá para nós, quando a gente olha uma mulher bem-vestida, de cabelos arrumados e com acessórios bonitos, a admiramos pelo estilo e desejamos o mesmo, não é verdade? Sendo assim, a melhor vitrine para as suas semijoias é você mesma!
Não precisa parecer que saiu de um desfile de moda, mas é interessante que as roupas combinem com os acessórios e sejam condizentes com o ambiente em que você revenderá as peças. Transmita autoconfiança e segurança, sempre de maneira positiva. Faça com que a sua cliente queira usar as semijoias vendidas por você!
4. Faça um bom atendimento
O “boca a boca” ainda é a melhor propaganda. Ele se espalha e atinge pessoas que podem não ter acesso às redes sociais. Para que ele seja positivo, além de ter os melhores produtos a oferecer, é importante dar um bom atendimento à cliente. Ela deve se sentir acolhida, compreendida e, sobretudo, muito bem-tratada. Confira duas dicas bem legais.
Semelhança
Um truque muito interessante é agir conforme a personalidade da cliente. Se você sentir que ela é tímida, prefira falar mais baixo e fazer movimentos mais delicados. Agora, se ela for mais divertida e expansiva, entre na mesma sintonia.
Abordagem
Quando a cliente for olhar as semijoias, em vez de perguntar “como posso ajudar?”, prefira dizer “está procurando algo em especial?”. Isso porque a primeira pergunta geralmente é respondida com uma negativa: “não, só estou dando uma olhadinha”. Já a segunda ajuda a estabelecer um diálogo de vendas.
5. Invista no pós-vendas
O pós-venda é tão importante quanto a venda em si. Ele vai garantir a fidelização da cliente e induzir o boca a boca positivo. Esteja sempre à disposição para atender às clientes. Se houver algum problema com as peças, ouça com muita atenção e tente resolvê-lo, sempre que possível.
Isso é bom para deixar um canal de comunicação aberto entre você e a cliente. Entre em contato pelo WhatsApp, por exemplo, pergunte se está tudo bem, se ela está precisando de mais alguma coisa e se disponha a atendê-la sempre que ela precisar.
Não se esqueça de se fazer presente nas datas festivas, como Natal e Dia das Mães. São épocas em que presenteamos muitas mulheres e as semijoias podem ser o presente perfeito.
6. Tenha um blog
Você tem o dom para a escrita? Sabe se expressar bem com as palavras e acha que consegue criar conteúdos bacanas? Então, que tal criar um blog? Você não precisa ser blogueira para isso, basta ter disponibilidade e vontade.
Esse tipo de propaganda é legal para atrair as clientes e fazer com que elas conheçam mais sobre o seu produto. Nem todas têm perfil nas redes sociais, mas têm acesso à internet. Sendo assim, você consegue atingir esse público também.
Os posts podem conter fotos das novidades, falar sobre as tendências da moda, explicar sobre o seu atendimento, sobre como cuidar das semijoias etc. Dá para fazer um blog bem atrativo e que vai encantar as suas clientes.
O marketing para revendedoras é importante tanto para captar novas clientes quanto para manter as já conquistadas. Assim é possível aumentar o faturamento e ter muito lucro revendendo as semijoias. Com a concorrência não se brinca. Quem não se preocupa com a propaganda pode ter seus resultados prejudicados.
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