Se você já efetuou uma compra totalmente por impulso e depois se perguntou por que motivo fez isso, com certeza você teve um dos gatilhos mentais ativados nesse processo.
Os gatilhos mentais são técnicas muito eficientes na tomada de decisões, principalmente no consumo dos clientes. Eles funcionam como métodos de persuasão para o seu subconsciente e são usados há muitos anos.
Se você deseja entender melhor sobre o assunto, hoje trouxemos uma explicação sobre os gatilhos mentais e também algumas dicas de como usar o gatilho mental da novidade em suas vendas. Acompanhe!
Como funcionam os gatilhos mentais na prática?
As ações de marketing dependem totalmente do comportamento dos clientes. Com isso, a equipe de vendas usa estratégias para que o processo de compra possa ser facilitado, como os gatilhos mentais.
A todo instante, o nosso cérebro precisa tomar decisões: algumas delas requerem mais atenção, outras nem tanto. Quando dominamos um assunto, o nosso cérebro tem menos trabalho para se decidir. Porém, quando não conhecemos bem o alvo de nosso interesse, costumamos tomar um cuidado maior por conta da dúvida.
Assim, os gatilhos mentais são instrumentos que auxiliam os vendedores na tomada de decisão dos clientes. Isso porque eles são uma poderosa ferramenta de persuasão, graças ao estudo que se há por trás do comportamento do consumidor e de como se dá, neurologicamente falando, a tomada de decisões no momento da compra.
Assim, diz-se que o processo de decisão acontece em etapas:
- A primeira delas é justamente a escolha que o nosso cérebro fará: vou comprar ou não, no banho de ródio branco ou ouro, argola ou ponto de luz, etc.;
- Na segunda etapa, a decisão vem de maneira mais natural. Isso faz com que sintamos que ela está sendo realizada de forma consciente: minhas clientes preferem argolas, a cliente Bruna estava atrás de um colar no ródio, este brinco não vou levar, etc.;
- Na terceira etapa, a ação é feita de acordo com a escolha.
Sabendo disso, podemos entender como as decisões involuntárias são tomadas na nossa vida, muitas das vezes de maneira bem rápida. Dessa forma, os gatilhos mentais são abordagens desenvolvidas baseadas na persuasão para que as vendas sejam realizadas.
Gatilho da novidade: o que é?
Você já deve ter visto alguém se desdobrar para comprar algo só porque era uma novidade da Veridiana Quirino Semijoias, não é mesmo?
Este é o gatilho da novidade!
A novidade é um grande gatilho mental, podendo ser utilizada durante o processo de compras com muito cuidado, já que é possível observar que, cada vez mais, os consumidores realizam compras de maneira ansiosa e compulsiva.
No cérebro, a forma de ação do gatilho da novidade é feita por meio da liberação da dopamina, o neurotransmissor do sentimento de prazer. Isso explica porque, quando somos expostos a uma novidade, desejamos tê-la o quanto antes em nossas mãos.
O consumidor toma essa atitude justamente para ter a sensação de prazer, já que esse é o maior efeito que esse gatilho mental causa.
Gatilho mental da novidade nas vendas: como usar?
As novidades fazem o nosso cérebro entender que elas podem transformar a nossa vida. Ou seja: temos a expectativa da sensação de prazer, apenas por gostar de algo novo.
No marketing, o gatilho mental da novidade é muito utilizado no lançamento de produtos, e costuma gerar muito interesse por parte dos consumidores, principalmente na internet, trazendo mais engajamento do público.
Você pode colocar esse gatilho mental em prática de diversas maneiras, seja anunciando uma adaptação ou mudança em um produto, o lançamento de uma linha, detalhes diferentes nas peças antigas e outras opções.
Assim, os consumidores sentirão necessidade de ter essa novidade em seus porta joias e, com isso, suas vendas aumentarão com sucesso.
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