Saiba mais sobre as semijoias

3 minutos para ler

Não há dúvidas de que as semijoias são acessórios que embelezam o look e conferem muito estilo para quem opta por usá-las, seja no dia a dia, seja em eventos mais glamourosos, não é mesmo?

Para saber mais sobre semijoias, continue a leitura e esclareça todas as dúvidas sobre as peças que encantam as mulheres ao redor do mundo!

Qual é a composição da semijoia?

As semijoias são confeccionadas em metais não nobres e recebem acabamentos em ouro, prata ou ródio. Desse modo, elas adquirem brilho semelhante ao de uma joia, sendo que passam por um processo de alta fusão, seguido de polimento e acabamento.

Quais os tipos de banho utilizados nas semijoias?

Há vários tipos de banho em semijoias, que são conhecidos pelo nome de galvanização, cujas peculiaridades exigem muito conhecimento tanto do fabricante como dos revendedores, para assegurar a qualidade das peças que serão vendidas no mercado.

Abaixo, conheça os principais tipos de banho em semijoias que trazem os metais nobres mais utilizados nesse processo!

Ouro

O banho de ouro é o mais conhecido ao se falar em tipos de banho em semijoias. Realizar banhos de ouro em longa escala exige o uso de tecnologia e aparelhos específicos, como os retificadores eletrônicos, para garantir a similaridade das peças.

Ródio

Existem dois tipos de ródio: o negro e o branco. O investimento é mais alto, porém o custo-benefício é mais atraente, tendo em vista que ele apresenta grande capacidade de aumentar a durabilidade das semijoias.

Qual a diferença entre semijoia e bijuteria?

A semijoia apresenta a beleza de uma joia, uma vez que é banhada com nobres metais e, em alguns casos, contém pedras e outros elementos incrustados. No entanto, a principal vantagem é que ela pode ter um preço bem mais acessível que a joia verdadeira.

Já as bijuterias são produzidas com materiais mais baratos e utilizam tinta dourada ou prateada para envernizar a peça. Por isso, elas são vendidas por preços mais baixos e não costumam durar muito tempo.

Como cuidar das semijoias?

Como vimos, as semijoias são mais resistentes que as bijuterias, porém necessitam de alguns cuidados para terem boa durabilidade. A seguir, saiba quais são eles!

Evite o contato das peças com produtos de limpeza

Evitar o contato com produtos de limpeza garante o brilho e a beleza dos adereços. Portanto, retire todos eles sempre que for lavar a louça ou usar qualquer outro tipo de produto químico.

Evite o contato com o suor

O ácido úrico lançado pelo suor do corpo pode danificar a semijoia, uma vez que ele promove maior oxidação da peça tanto do ouro quanto da prata. Então, guarde os acessórios antes de ir para a academia ou praticar qualquer outro tipo de esporte.

Tenha cuidado com as quedas

Por fim, tenha cuidado ao manusear as semijoias, pois caso elas sofram alguma queda, o risco de arranhar a superfície do metal ou perder uma pedra é muito grande.

Aqui, você pôde saber mais sobre semijoias e entender o motivo de as peças serem a melhor escolha para quem gosta de sofisticação. Mas lembre-se de comprar semijoias em uma loja que ofereça qualidade, a fim de garantir o luxo e a beleza que elas merecem!

Se você gostou das dicas, acesse o site da Veridiana Quirino e conheça as mais belas semijoias do mercado!

Posts relacionados

Um comentário em “Saiba mais sobre as semijoias

Deixe um comentário