É possível ter alergia a semijoia? Saiba aqui!

4 minutos para ler

Olá, como vai? Neste post eu queria falar sobre um tema bastante discutido entre os consumidores: alergia a semijoia. Muitas pessoas preferem investir em uma peça desse tipo por apresentarem algumas vantagens, como terem preço mais acessível, acompanharem as tendências do mercado e serem bem mais duráveis que uma bijuteria. Entretanto, o medo de algum acessório desencadear uma reação alérgica ainda existe e é um receio que eu julgo ser honesto.

Com isso na cabeça, tive a ideia de escrever esse post. Será que as semijoias causam alergia mesmo? Menina ou menino, se liga na minha explicação para entender melhor sobre isso. Acompanhe as próximas linhas e desvende esse mistério *voz sussurrando* — brincadeirinha, hahaha! Boa leitura!

Semijoias causam alergias de pele?

Na verdade, não são as semijoias que causam alergias de pele, mas, sim, um material específico que é utilizado na fabricação de algumas peças. Ele se chama níquel e é um elemento natural no meio ambiente, existindo em alimentos que consumimos diariamente. Além dele, outros materiais que podem causar alergia são o alumínio e o cádmio.

O problema está no contato direto com grandes quantidades desses metais. Ou seja, pequenas doses diárias nas refeições fazem até bem para nossa saúde. Alguns dos benefícios de consumir o níquel de forma moderada são:

  • proteção do fígado;
  • ativação de enzimas essenciais ao corpo humano;
  • manutenção das atividades do rim.

Entenda a dermatite de contato

Essa reação alérgica surge quando nosso corpo está saturado de algum material. Isso quer dizer que, em algum momento na sua vida, foi possível usar diversas bijuterias, joias e semijoias compostas por alguns materiais. Então, um belo dia seu corpo simplesmente disse “chega!” e a dermatite foi desencadeada.

Os principais sinais de que isso está acontecendo com sua pele são:

  • coceiras na região onde teve contato — punhos, dedos, pescoço, orelhas etc;
  • vermelhidão na área atingida;
  • sangramento e infecção (nos casos mais graves de dermatite).

Por que usam níquel como material?

Se o níquel causa alergias, então por que ainda usam esse material? Existem algumas razões para isso, como durabilidade e brilho que o metal proporciona às peças desenhadas pelos designers de joias. Além disso, serve como uma “cola” para ligar partes diferentes que compõem um acessório, gargantilha ou brinco, por exemplo.

Tem a questão, também, de não oxidar facilmente. O níquel é usado em diversos produtos justamente por essa característica de ser anti-ferrugem. Inclusive, algumas jóias feitas de ouro e prata recebem um banho a níquel para dar brilho e durabilidade à peça. Sabia que aquela bandejinha de aço inoxidável que você tem é revestida com ele?

Então, não é a semijoia que dá alergia e, sim, alguns tipos de materiais utilizados na fabricação, mas que podem ser encontrados em diferentes objetos que você tem em casa. Porém, não se preocupe, não precisa jogar tudo fora, pois apenas o contato prolongado provoca a dermatite.

Uma ótima opção para evitar alergia a semijoia é apenas comprar aquelas que são garantidas como livres desses materiais. Assim você tem certeza que, além de um produto de qualidade, na moda e de beleza deslumbrante, terá garantia de sua pele continuar intacta e sem reação alérgica. Por isso, conte com os produtos Veridiana Quirino na hora de escolher acessórios 😉

Quer ter acesso às melhores semijoias, com designs exclusivos e livre de produtos alergênicos? É comigo que você encontra, conheça a loja online hoje mesmo!

Posts relacionados

5 thoughts on “É possível ter alergia a semijoia? Saiba aqui!

    1. Olá Alessandra, tudo bem? 😀

      Todas as nossas semijoias da VQ são hipoalergenicas, elas não contém níquel na composição. <3
      Ficamos à disposição 😉

  1. Olá comprei para minha filha uma correntinha da Veridiana Quirino pois eu li sobre nao da alergias.. 5 dias que ela usou o pescocinho dela está todo empacotado com vergoes vermelhos..
    Ela não podera mais usar…

    1. Olá, Roberta! Tudo bom?

      De fato, as nossas semijoias têm um banho hipoalergênico. Além do banho de ouro 18k ou de ródio branco, nossas peças também recebem um banho de paládio, que é um metal extremamente nobre e hipoalergênico.
      Contudo, não conseguimos garantir que o cliente não terá reações ao usá-las, pois isso varia de pessoa a pessoa. Mesmo com esses banhos em metais nobres, ainda assim existem pessoas que podem ter reações alérgicas a eles.

      Por isso, indicamos sempre que nossos clientes comprem uma peça de menor valor para fazer um primeiro teste.

      Ficamos chateadas que isso tenha acontecido com sua filha, e permanecemos à disposição!

Deixe um comentário