Como vender para clientes que não compram há muito tempo?

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Nós temos certeza de que você tem em seu banco de dados aquelas clientes que já não compram mais seus produtos há um certo tempo. Resgatá-las pode ser uma ótima ideia! Afinal, elas já conhecem a marca, já compraram antes e, talvez, precisem apenas de um pequeno empurrãozinho para voltarem a consumir. Confira a seguir as nossas dicas para voltar a vender para clientes que não compram há muito tempo.

Identifique os motivos da inatividade

O primeiro passo é identificar os possíveis motivos pelos quais essa cliente deixou de comprar. Para isso, é necessário fazer um contato retomando o seu relacionamento com ela. Ou então, retomar outras trocas de mensagens que já aconteceram, buscando possíveis insatisfações que foram relatadas.

Se você tiver um sistema em que registra os pontos de contato com suas clientes – como uma planilha no Excel, por exemplo – isso vai ajudar muito a entender o que houve.

Ao saber quais são as objeções dessa cliente para ter deixado de comprar, você vai saber como contorná-las.

Peça um feedback

Essa dica vai na mesma linha da primeira. Caso você não tenha pistas que te ajudem a entender o porquê aquela cliente pode ter deixado de comprar, entre em contato pedindo um feedback. Com muita gentileza, diga que você gostaria de entender como foram as experiências dela, se há algo que poderia melhorar.

Em caso de um feedback positivo, você já pode emendar a oferta de um produto novo (mais detalhes a seguir). Em caso de um retorno negativo, é o momento de entender o que aconteceu, se desculpar e analisar como reparar a situação dependendo do relato da cliente.

Ofereça uma novidade

A melhor forma de voltar a despertar o interesse de uma cliente que deixou de comprar é trazendo a ela uma novidade! Aproveite para apresentar os produtos mais recentes, principalmente aquelas peças que você já sabe que combinam com o estilo e gosto pessoal dela.

Inclusive, esse é um ótimo gancho para retomar o contato com essa cliente inativa sem parecer invasiva!

Elabore promoções exclusivas

Se você levantou um número considerável de clientes para serem reativadas, pode valer a pena pensar em uma promoção especial para oferecer somente a elas. Assim, você traz um motivo prático para que elas voltem a comprar o seu produto, além de fazer com que elas se sintam valorizadas.

Essa ideia mostra um esforço genuíno da sua parte de retomar esses relacionamentos. Essa postura será valorizada pelas suas clientes.

Tenha metas de reativação e fidelização

É importante estabelecer metas de reativação e fidelização, até mesmo para ter parâmetros mais claros. Nem sempre você vai conseguir fazer com que absolutamente todas as clientes voltem a comprar. E isso nem é necessário. Por isso, trabalhando com uma porcentagem de reativação em cima do total de clientes que deixaram de comprar, você consegue ser mais realista.

Ah, e para isso, é importante definir quanto tempo uma cliente precisa ficar sem comprar para ser considerada inativa. Para isso, você precisa considerar o ciclo de vida do seu produto e o tempo médio de recompra.

Gostou das dicas? Aqui em nosso blog, sempre temos conteúdos exclusivos ajudando você a melhorar o seu negócio! Acompanhe!

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