Confira 4 dicas para trabalhar de casa e ter mais produtividade!

3 minutos para ler

Atuar em home office tem muitas vantagens. Entre elas, a flexibilidade de horários que nos permite encaixar os outros afazeres do dia e ficar mais tempo com a família. No entanto, nem tudo são flores. A procrastinação é uma das inimigas. Pensando nisso, resolvi trazer algumas dicas para trabalhar de casa.

A sua rotina está um pouco confusa e a produtividade caiu? Ou ainda, está tudo ok, mas você quer dar um up no seu rendimento? Então, vem comigo e confira 4 dicas valiosas. Vamos lá?

1. Estabeleça os seus horários

O primeiro passo é organizar os horários. Quando não temos um cronograma definido, temos a tendência de deixar tudo para depois. O problema é que o depois sempre chega e pode nos pegar desprevenidos sem termos feito as atividades do dia.

Para evitar isso, estabeleça o horário de trabalho, dos intervalos, do momento de ficar com a família, de limpar a casa etc. Não se esqueça de que o cronograma deve ser alcançável. De nada vai adiantar incluir mil e uma tarefas, se é quase impossível cumpri-las. Isso só vai gerar frustração.

2. Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Trabalhar de casa pode ser um tanto quanto confuso. Isso porque ao mesmo tempo que temos que atuar, estamos no conforto do lar, o que é um prato cheio para a procrastinação. Por isso, uma das maneiras de vencer esse problema é ter um ambiente de trabalho organizado.

Você pode pegar um espaço da sua casa para fazer um home office. Pode ser um quarto sem uso, um cantinho da sala, ou, até mesmo, um pedaço da mesa da sala de jantar. O que importa é ter um ambiente definido para trabalho, que seja confortável e organizado. Isso ajuda a gente a entrar no clima de produtividade.

3. Livre-se das distrações

Além da procrastinação, um dos maiores inimigos do home office são as distrações. Uma pegada no celular para conferir as redes sociais podem consumir alguns minutos valiosos do seu dia que, somados, podem chegar a horas.

Além disso, ter a família o tempo todo por perto também pode dificultar a concentração no trabalho. Para resolver isso, mantenha as redes sociais deslogadas do celular e do computador e deixe para conferi-las somente nas pausas.

Quanto aos moradores da casa, avise que no horário de trabalho, você só estará disponível para assuntos urgentes e que, fora isso, somente nos intervalos é que poderão conversar. Assim, você evita aquelas conversas paralelas que atrasam o trabalho.

Planejamento e independência financeira: descubra o caminho para sua emancipação! ✶ 

4. Faça pausas regulares

Por mais que esteja cheia de trabalho, é importante tirar algumas pausas. Isso porque o cérebro precisa de uns minutinhos de descanso para conseguir focar melhor. Muitas horas seguidas na mesma atividade podem fazer com que a produtividade caia. Portanto, estabeleça alguns momentos para que você se distraia um pouco em meio ao expediente.

Viu como as dicas para trabalhar de casa são simples, mas muito eficientes? Com elas no seu dia a dia, a sua produtividade se manterá a mil e os resultados serão ainda melhores. Isso é importante para que a gente se mantenha motivado a conquistar ainda mais sucesso!

Minhas dicas foram úteis para você? Deixe um comentário falando o que achou e qual é o seu truque para manter a produtividade trabalhando em casa. Gostaria muito de saber!

Posts relacionados

Deixe um comentário