Estratégias de vendas para revendedoras de semijoias

6 minutos para ler

Um produto de qualidade é muito mais fácil de vender, não é verdade? Mas você provavelmente já ouviu aquela máxima de que quem não é visto, não é lembrado. Então, mesmo bons acessórios, com banho de ouro e garantia, precisam ser apresentados e chegar a seu público-alvo.

As estratégias de vendas servem como um atalho de aproximação entre as semijoias e suas potenciais clientes. Se você estiver começando ou se já tiver uma carreira como revendedora, mas quer melhorar as vendas, não se preocupe: estou aqui para ajudar. Confira minhas melhores estratégias de vendas para semijoias!

Qual a importância das estratégias de vendas para uma revendedora?

Tão importante quanto vender um produto é saber como fazer isso. Em um mundo tão conectado, as pessoas procuram nas redes sociais informações para escolher sempre as melhores opções. E você, revendedora de semijoias, tem novas ferramentas para encontrar clientes à disposição.

Boas estratégias de vendas podem aumentar seu lucro consideravelmente. Além disso, ampliam seu campo de atuação: em vez de vender apenas para amigas, familiares e colegas de trabalho, pode-se apresentar as semijoias para clientes de outras regiões. Por fim, é uma forma de manter contato mesmo após a venda concretizada, mostrando novidades em primeira mão e mantendo um vínculo.

Quais as melhores estratégias de vendas para semijoias?

Agora, vou passar as minhas melhores dicas para aumentar a venda de semijoias. Pegue papel e caneta para anotar tudo!

Analise o cliente e adapte-se a ele

Antes de colocar suas estratégias de vendas em prática, você precisa saber onde sua cliente está. Quais redes sociais ela costuma usar? Em quais horários? Ela tem o costume de fazer compras on-line ou prefere falar com a revendedora pessoalmente?

Essa análise é importante até para saber como se comunicar com ela. Sua cliente prefere uma linguagem mais séria ou extrovertida? Semijoias mais básicas ou coloridas? Ela se importa mais com o preço ou com a qualidade do acessório?

Ao mesmo tempo, adapte-se a ela. Por exemplo: há clientes que só podem receber a revendedora no horário de almoço, já outras preferem à noite, quando voltam do trabalho.

Invista em técnicas de comunicação

Como eu disse, adaptar-se ao cliente também está relacionado ao tipo de comunicação que você vai utilizar. Suas clientes podem ser mais jovens e preferir algo mais descontraído, por exemplo. Então, vale investir em uma linguagem mais leve e até em memes. Entenda o que seu público valoriza no diálogo com a revendedora.

A maior parte não se sente à vontade quando a revendedora insiste demais na compra. Você deve mostrar as vantagens de seu produto e fazer com que a compra seja algo irresistível e urgente, mas não insistir a ponto de sufocar a cliente.

Então, use as redes sociais para dar dicas de cuidados com semijoias, looks para combinar com elas e referências em programas de televisão e filmes — por exemplo, uma personagem de novela que usou um brinco parecidíssimo com um modelo que você tem à pronta entrega.

Sua comunicação pessoal também deve ser impecável. Mantenha a postura, tenha segurança ao falar, leia sobre seu produto e entenda sobre semijoias. Se você for tímida, treine em frente ao espelho.

Explique detalhadamente seu produto

Uma forma inteligente de atrair clientes é mostrando o diferencial de sua semijoia. Afinal, elas precisam enxergar um alto custo-benefício no produto. Fale sobre a durabilidade, os banhos, a qualidade do material, a garantia e todos os benefícios. Se não souber esclarecer alguma dúvida, pesquise e envie a resposta depois por WhatsApp.

Também é necessário demonstrar a utilidade de sua semijoia. Por exemplo: uma peça clássica combina com diversas composições e é ótima opção para o trabalho; um acessório colorido vai roubar todas as atenções e é perfeito para looks de festa. É importante que ela perceba que o produto valoriza sua beleza e pode acompanhá-la em diversas ocasiões.

Lembre-se de que uma boa revendedora é aquela que, além de entregar produtos, oferece soluções à cliente. Oriente, dê sugestões de acordo com o gosto dela e saiba ouvi-la.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas de venda. Com elas, você pode:

  • criar uma imagem profissional como revendedora;
  • mostrar novidades a um grande grupo de potenciais clientes;
  • apresentar seus produtos sem sair de casa;
  • criar um vínculo com o público.

Mas elas devem ser usadas estrategicamente. O ideal é que você tenha páginas para seu trabalho de revendedora em vez de mostrar tudo nos perfis pessoais, pois misturar imagens de família com as de trabalho tira o ar profissional do perfil.

No Facebook, por exemplo, você pode criar uma página, enquanto no Instagram o ideal é usar a ferramenta comercial. Para isso, crie um perfil (exemplo: @maria_semijoias), clique nas 3 barrinhas horizontais do canto superior > Configurações > Conta > Mudar para conta comercial.

E não se esqueça do WhatsApp! Trata-se de uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, tirar dúvidas e enviar novidades. O ideal é contar com a versão comercial do aplicativo — o WhatsApp Business. Ele tem diversos recursos, como mensagens automáticas e classificação de contatos em grupos. Mais algumas dicas:

  • coloque resumo de seu trabalho e informações de contato, como e-mail e telefone;
  • cuide da linguagem: é preciso mostrar que você é profissional, mas dá para ter uma comunicação mais descontraída, com emojis e alguns memes. Contudo, tomar cuidado com a gramática e a ortografia é fundamental, ok?
  • tire fotos claras, em superfície lisa e sem objetos em volta, que mostrem em detalhes suas semijoias. Se puder contar com a ajuda de uma modelo, melhor;
  • tenha um horário de trabalho. Por exemplo: você atende de segunda a sexta, das 9h às 18h;
  • responda às dúvidas de suas clientes com clareza e rapidez.

Seja ética

Honestidade é a grande estratégia de vendas que você pode usar. A cliente precisa criar uma relação de confiança com a revendedora. Portanto, quando atendê-la, procure entender o que ela precisa, suas conquistas e dificuldades. Assim, o vínculo entre profissional e consumidora será maior. Quando ela quiser uma semijoia para brilhar em uma festa, a primeira pessoa em que ela vai pensar será você.

Pronta para colocar essas estratégias de vendas em prática? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras revendedoras com essas dicas!

Posts relacionados

Deixe um comentário