Pós-venda: o que é e qual importância para a fidelização de seus clientes?

3 minutos para ler

Você ainda acredita que o seu trabalho termina ao fechar uma venda? Então, está na hora de mudar esse pensamento! O pós-venda é uma etapa essencial da relação entre a consultora e a cliente. Quando bem executada, pode aumentar as suas possibilidades de negócios. Saiba mais sobre o que é e qual a sua importância!

O que é pós-venda?

O pós-venda inclui todas as estratégias e ações que são realizadas com a cliente depois de ela já ter realizado a sua compra. A ideia é que essa consumidora se sinta valorizada e que a conexão com ela se consolide, aumentando as chances de concretizar outras vendas no futuro.

Um relatório do SEBRAE apontou que mais de 80% das empresas brasileiras nunca realizaram uma ação de pós-venda. Ou seja, mesmo sendo algo importante, ainda é uma tática pouco explorada pelos empreendedores.

Importância do pós-venda

Talvez você esteja se perguntando: “por que vou investir meu tempo com uma cliente que já comprou, quando poderia estar aproveitando-o para prospectar novas consumidoras?”

A gente responde:

Fidelização da cliente

Um bom atendimento pós-venda é uma das principais estratégias de fidelização da cliente. Ou seja: aumenta as chances de que ela se torne uma compradora recorrente. Quando a consultora faz um contato mesmo depois da compra, essa cliente se sente reconhecida como pessoa e não apenas como mais uma venda. Quando ela precisar adquirir novamente esse mesmo tipo de produto, isso vai pesar na sua decisão.

Philip Kotler, uma das maiores referências mundiais no marketing, já disse que fidelizar um cliente pode ser até sete vezes mais barato do que conquistar um novo. Portanto, investir nesse tipo de estratégia é bastante viável para qualquer negócio.

Conexão

Uma simples mensagem enviada após a compra, para saber se a cliente ficou satisfeita com a peça, fortalece significativamente a sua conexão com ela. Esse tipo de contato cria uma atmosfera de proximidade e de pessoalidade.

Lembre-se: pessoas se conectam com outras pessoas e não com empresas. Assim, quanto mais a sua cliente reconhece essa humanização e se sente quase como uma amiga da consultora, mais ela vai resistir a procurar um concorrente.

Experiência da cliente

Nessa etapa pós-venda, a cliente tem a oportunidade de relatar a sua experiência e dar um feedback sobre o produto e atendimento.

Isso agrega valor à experiência de compra, além de trazer insights que podem ajudar você a melhorar o seu trabalho como consultora.

Indicações

Uma cliente que se sente reconhecida e prestigiada pela sua consultora está mais propensa a indicá-la para amigas e familiares. Ou seja, você poderá ser indicada como a consultora atenciosa, que mais do que vender, realmente se interessa em atender à demanda das consumidoras.

Vale ressaltar que o marketing de indicação continua tendo grande impacto. As pessoas costumam confiar mais na opinião de quem conhecem do que nas divulgações de uma empresa. Conte com isso a seu favor!

Aqui em nosso blog, temos muitas outras dicas que vão ajudar você a melhorar cada vez mais a sua performance como consultora. Acesse!

Posts relacionados

Deixe um comentário