Semijoias: o que você precisa saber sobre o assunto?

6 minutos para ler

Há muitos anos, semijoias são sinônimos de muita sofisticação e elegância. Algumas são tão estimadas e têm tanto significado, que passam pelas mãos de várias gerações. Não é por acaso que essas peças estão sempre entre as primeiras opções na hora de presentear e tentar agradar alguém especial.

Com o tempo, devido ao aumento da insegurança nas ruas e à dificuldade em adquirir joias legítimas, as semijoias foram ganhando cada vez mais espaço no mercado, e hoje são igualmente desejadas e procuradas.

Neste post, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre as semijoias, com destaque para sua composição, quais são os principais tipos, as vantagens de adquirir essas peças, além dos modelos que são tendência. Continue a leitura e confira!

Qual é a composição das semijoias?

Como são bem parecidas com as joias, as semijoias de qualidade podem ser facilmente confundidas. Na verdade, a principal característica que difere uma da outra é o material utilizado na confecção e o modo como são feitas.

Além disso, as semijoias são produzidas com materiais menos nobres, no entanto, recebem um acabamento especial que, geralmente, é um banho de fina camada de outro metal nobre, como o ouro. No mesmo sentido, algumas peças de semijoias são feitas com pedras que se assemelham às preciosas, garantindo, da mesma maneira, um brilho muito intenso.

Quais os principais tipos?

Quando o assunto é semijoia, é importante frisar que, além de serem peças muito bem feitas, a durabilidade do material também é muito boa e longa, dependendo dos cuidados que as pessoas têm com seus acessórios. Ao entender os principais tipos de semijoias, fica mais fácil saber como mantê-las sempre com aspecto de novas.

Semijoias banhadas

Na fundição das semijoias não são utilizados metais nobres como o ouro, a prata e a platina. Normalmente, os materiais utilizados no processo de fabricação das peças banhadas costumam ser metais menos nobres, como o bronze ou o latão.

Assim sendo, para obter o status de semijoia, os acessórios precisam receber um banho especial, e é nessa hora que entra o papel dos metais nobres, dando às peças uma camada apenas na parte externa — os mais utilizados são os banhos em ouro 18 quilates e ródio branco ou negro.

Semijoias com pedras

Muitas vezes nos deparamos com belas semijoias que levam pedras, sem sequer perceber a diferença para uma joia de verdade. Isso porque, além da camada de banho em metal nobre, essas pedras contribuem para uma estética fina e elegante.

Conhecida por ser muito parecida com o diamante, a zircônia é uma pedra frequentemente utilizada nas semijoias. Além das zircônias, os acessórios com aparência de joia também podem levar quartzo, cristais, ametistas, corais, entre outras. Apesar de não conterem minerais preciosos, da mesma forma, essas outras pedras garantem brilho e cores intensas.

Enfim, também é interessante entender a diferença entre as semijoias e bijuterias. A principal é o banho — enquanto as semijoias passam por vários de metais nobres puros e, com isso, a camada externa se torna grossa, a bijuteria recebe apenas uma camada bem fina (normalmente do metal nobre misturado com níquel), ou até mesmo nenhuma.

Quais as vantagens de adquirir esse tipo de produto?

Semijoias são peças luxuosas e sofisticadas, que trazem elementos presentes em diversas joias legítimas. Estamos falando de acessórios muito desejados, que estão sempre em alta e, cada vez mais, invadem os armários de mulheres e homens brasileiros.

Produto de qualidade

O banho de metal nobre confere mais durabilidade às peças, que são cobertas com finas camadas desses metais, por meio de uma técnica chamada galvanoplastia. Por isso, as semijoias são produtos de muita qualidade.

Nesse sentido, pulseiras, colares e anéis devem ser banhados com uma camada de oito milésimos de metal nobre, no mínimo. Por sua vez, os brincos podem levar uma camada mais fina de banho de cinco milésimos, afinal, normalmente, eles são peças que têm menos contato com a pele e, assim, menos atrito.

Uso de materiais que acompanham as principais tendências

Se o valor é um problema para que as pessoas comprem todas as joias que desejam, tenha em mente que comprar semijoias abre um leque enorme de possibilidades.

Isso porque as semijoias acompanham de perto as principais tendências de moda com preços mais acessíveis e, assim, quem consome tem muito mais facilidade de seguir também essas tendências, que mudam com muita rapidez.

Várias opções de mix

O valor mais acessível permite que as pessoas tenham a possibilidade de comprar semijoias em maior quantidade. Dessa forma, todas elas podem ter muitas opções de mix, com o objetivo de compor seus looks.

Então, as semijoias possibilitam a expansão de juntar chokers com colares tiffany, brincos e piercings, por exemplo. Em outras palavras, esses acessórios viabilizam a criação de novas propostas e combinações com boas e lindas peças.

Flexibilidade no uso

Como as semijoias conseguem se aproximar muito do aspecto das joias legítimas devido ao design e à qualidade de produção, esse tipo de peça acabou se tornando perfeita para o uso tanto em celebrações especiais, como festas, eventos de gala e casamentos, quanto para compor os looks do dia a dia.

Quais os modelos de semijoias que estão em alta?

A fim de acompanhar as principais tendências fashionistas, todos os anos, novos modelos de acessórios entram em evidência. Por isso, vale a pena saber os modelos de semijoias que estão em alta atualmente, tais como:

  • ear cuffs;
  • chokers;
  • colares em cascata;
  • argolas com pingentes;
  • mix de anéis.

Por fim, a verdade é que as semijoias são acessórios eternos, e os modelos vão e voltam entre as principais tendências de moda. Por isso, muitas pessoas compram esses itens sem medo de gastar e errar, afinal, sabem que terão em mãos peças que as deixarão sempre mais bonitas, jovens e elegantes.

A Veridiana Quirino vende semijoias há mais de 12 anos, e tem lojas nos Shoppings Iguatemi Campinas e Sorocaba, uma loja de rua no Cambuí em Campinas e também revende por meio de suas consultoras em Sorocaba, Campinas e São Paulo. Se você gostou dessas dicas sobre semijoias e quiser conhecer nossas belas peças e ter uma boa fonte de renda, entre em contato conosco. Nós podemos ajudar você. 🙂

Posts relacionados

4 thoughts on “Semijoias: o que você precisa saber sobre o assunto?

  1. Bom contar com material de qualidade na internet, estou de acordo com tudo que você escreve. Estou nesse nicho de mercado há um ano, e nesse ínterim me deparei com muita concorrência desleal, assédio por parte de empresas oferecendo consultoria para abrir um CNPJ e registrar minha marca, enfim. Como está há mais de dez anos no mercado pode saber que vou seguir seu blog. Também farei o possível para visitar sua loja no Cambuí. Pois estou em Campinas a tratamento da minha filha no hospital SOBRAPAR que fica próximo ao bairro. Qual endereço completo por favor?

    1. Olá, Andressa! Tudo bom?

      Ficamos felizes com o seu comentário! Esperamos que tenha superado esses desafios neste meio tempo e que continue acompanhando nossas dicas por aqui

      Nossa loja do Cambuí está localizada na Rua Dr. Vieira Bueno, 345. Esperamos sua visita ✨

Deixe um comentário