O atendimento nas redes sociais vem se tornando uma ferramenta valiosa para vender mais e atrair clientes. Esses canais têm se transformado em verdadeiras vitrines para as empresas. Já não é novidade que os hábitos de consumo dos clientes mudaram e não é à toa que as compras online já se tornaram a preferência de cerca de 74% dos consumidores.
Diante disso, seu negócio não pode ficar de fora de um ambiente que tem um grande alcance de compradores e que pode potencializar a sua boa reputação no mercado, principalmente se tratando de Facebook, Instagram e WhatsApp Business.
Se você é revendedora de semijoias mas não está habituada a atender e administrar essas redes, confira quatro dicas para interagir e prestar um bom atendimento nas suas redes sociais.
Utilize a linguagem adequada
Na internet, utilizar a abordagem e a linguagem adequada é um fator decisivo para atrair e engajar o seu público. Em outras palavras, você precisa falar a mesma língua dos seus clientes, para que não corra o risco de afastá-los.
Por exemplo, se o seu o público é jovem e despojado, você poderá utilizar uma linguagem mais divertida, gifs e até mesmo gírias. No entanto, se o perfil dos compradores for mais sério, é preciso ser neutro e formal. Para identificar a melhor abordagem, você precisa conhecer muito bem o seu público.
Responda o mais rápido possível
Ninguém gosta de ficar esperando ser atendido, não é? No atendimento nas redes sociais, a agilidade em responder e solucionar dúvidas e problemas é ainda mais importante. O meio virtual é muito volátil e um dos principais motivos que fazem as pessoas optar pelas compras online é justamente a rapidez e facilidade.
Portanto, não deixe perguntas sem respostas – isso vale tanto para os comentários quanto para as mensagens enviadas via Messenger (Facebook) e Direct (Instagram). O ideal é que você organize certos períodos para isso, por exemplo, sempre pela manhã ou ao final do seu expediente.
Desenvolva bons relacionamentos
Para criar bons relacionamentos e aumentar as vendas por meio das redes sociais, é necessário trabalhar no engajamento com o seu público virtual. Para isso, é importante não pensar exclusivamente em vender ou anunciar as suas semijoias.
Divulgue conteúdos relevantes e informativos, capriche na qualidade das imagens e dos vídeos e sempre mantenha as suas páginas atualizadas.
Saiba contornar comentários negativos
Nenhuma empresa consegue agradar a todos, e comentários negativos sempre podem surgir. Contudo, nas redes sociais as avaliações negativas e reclamações acabam ganhando maior visibilidade e alcance.
Esse tipo de comentário não deve ser ignorado, pois mancha a sua reputação e você perde as chances de mudar a impressão e opinião desse consumidor. O melhor a ser feito é respondê-lo de maneira educada, buscando entender o que levou a essa reclamação. Depois, veja todas as suas alternativas do que pode ser feito para resolver essa objeção.
Oferecer um bom atendimento nas redes sociais é sinônimo de agilidade e eficiência. Portanto, não cometa erros como deixar perguntas e comentários sem resposta, deixar as suas páginas abandonadas e focar somente em vender, e não no engajamento do consumidor.
Agora, aproveite para dominar o assunto e confira tudo o que você precisa saber sobre as semijoias para se tornar uma revendedora ainda mais qualificada!