Semijoias: tire suas principais dúvidas!

6 minutos para ler

O que seria de um look sem um acessório? A gente sempre está em busca de uma peça aqui ou ali que dê o toque final em diversas ocasiões — do guarda-roupa básico para o trabalho até as composições pensadas para um evento especial.

A verdade é que muitas pessoas optam por bijuterias, principalmente pelo custo do produto, e se arrependem pela curta durabilidade das peças. Por outro lado, a joia é a alternativa mais cobiçada, mas nem sempre é uma realidade viável. Então, o ideal seria investir no custo-benefício das semijoias.

Se você ainda tem dúvidas sobre a diferença entre esses tipos de acessórios, sugerimos que leia este artigo até o final. Aqui, nós vamos explicar tudo o que você deve saber sobre semijoias, para que compre as suas sem medo de ser feliz!

Qual a diferença entre joia, semijoia e bijuteria?

Basicamente, podemos dizer que a maior diferença entre esses três tipos de acessórios vem do material usado em sua produção. As joias são feitas de metais nobres, como ouro maciço e prata pura, enquanto as semijoias e bijuterias apresentam uma fundição de metais menos nobres com os preciosos.

Então, o que diferencia uma semijoia de uma bijuteria? Bem, vamos começar a explicar pelas bijus: elas são geralmente constituídas de um metal comum, que recebe uma pequena camada de ouro, por exemplo, apenas para dar cor ou brilho à peça. Contudo, o que mais vemos por aí é o banho de verniz de tinta dourada, que imita o ouro.

Sim, é exatamente por isso que as bijuterias são mais baratas e oxidam rapidamente, uma vez que a sua composição não é resistente. Por mais que elas recebam o “banho flash” (que leva uma mínima quantidade do metal nobre), não se comparam à durabilidade das joias e semijoias.

É aí que elas entram! As semijoias não são tão puras quanto as joias, mas representam uma resistência e uma qualidade superior às bijus, pois passam por um processo de cobertura de metal precioso — o que conhecemos como “banho de ouro ou de prata”.

É por isso que essas peças também são chamadas de “banhadas” ou “folheadas”, lembrando que a qualidade é a mesma, com diferenças apenas no processo de cobertura. A regra é que, quanto mais milésimos de metal nobre tiver, maior será a qualidade da peça.

Quais são as características das semijoias?

Além de todos os benefícios que envolvem uma semijoia em relação às joias e bijuterias, ainda podemos explicar um pouco mais sobre as características dessas peças, que funcionam muito bem como intermediárias. Veja só!

Composição

A base da semijoia é uma espécie de latão. Depois, temos o metal não precioso, que pode variar de acordo com o fabricante. Ele ajuda a nivelar imperfeições da superfície da peça e as camadas variam de acordo com o modelo e proposta.

Normalmente, esse metal intermediário é o níquel, porém, ele pode ser um elemento tóxico, e algumas pessoas desenvolvem alergias — como a dermatite de contato. Nesse sentido, existem as semijoias “níquel free”, que utilizam outros materiais (como paládio, cobre ou aço cirúrgico) em sua composição, sendo consideradas peças antialérgicas.

Durabilidade

As joias são peças únicas e têm como marca registrada a maestria artesanal de joalheiros. As semijoias, apesar de terem uma produção um pouco mais industrial, por receberem cobertura de material nobre também têm uma qualidade maior.

Por isso as peças banhadas e folheadas contam com uma durabilidade superior e a um custo mais baixo em relação às joias. Assim, quem adquire essas peças consegue unir o melhor das duas extremidades: garante a qualidade semelhante à de uma joia, mas a um preço mais democrático, com chances de ter mais peças para poder variar nos looks.

Quais são os principais cuidados com as peças?

As semijoias têm uma garantia que varia de acordo com o fabricante — na Veridiana Quirino oferecemos, por exemplo, seis meses — contra defeitos de fábrica ou cobertura. No entanto, por mais que você tenha esse resguardo, elas pedem alguns cuidados:

  • guarde suas peças em saquinhos macios, como veludo, em sacos plásticos ou em caixinhas forradas, para que elas fiquem protegidas da umidade, da luz e de outros fatores que promovem a oxidação natural;
  • de preferência, separe as peças, pois elas podem se riscar ou, dependendo do produto, embolarem umas nas outras;
  • ao utilizar protetor solar, perfume, cremes ou outros produtos de beleza e cuidados pessoais que possam ter contato direto com as semijoias, aguarde um pouco até que a pele seque para, só então, colocar os acessórios;
  • retire suas semijoias antes de tomar banho, antes de lavar ou passar roupas, louças e qualquer outra atividade que tenha contato com produtos químicos.

O que considerar ao escolher uma semijoia?

Agora que você já sabe reconhecer uma semijoia e também os cuidados necessários para mantê-la sempre bonita, vale a pena ressaltar alguns detalhes importantes na hora de adquirir a sua. Confira quais são!

Respeite o seu estilo

Os nossos acessórios dizem muito sobre nossa personalidade, por isso, escolha com carinho suas peças, mesmo que acompanhando as tendências da moda. Pense em quais ocasiões elas podem ser usadas e valorize aquelas que combinem com mais looks e composições. Assim, você vai ter a chance de usar suas semijoias mais vezes!

Busque qualidade

Por mais que uma semijoia, naturalmente, tenha mais qualidade que a bijuteria, não saia por aí comprando qualquer produto. No mercado ainda existem muitas pessoas de má-fé, que oferecem uma peça de baixa qualidade pelo mesmo preço que uma semijoia de alta durabilidade. Por isso, compre apenas de marcas confiáveis e experientes, fique de olho na composição, na garantia e, se algo de estranho acontecer, reclame!

Aproveite o custo-benefício para ter variedade

Já que você não precisa desembolsar grandes quantias, como no caso de uma única joia, que vai ter de ficar guardada a sete chaves, experimente fazer uma compra inteligente, variando peças entre ouro, ródio e ródio negro, por exemplo. Assim, você vai ter mais opções para montar looks diferentes e fazer até um mix de cores e texturas, caso goste de ousar em visuais mais despojados.

Agora você já está mais confiante para quando lhe perguntarem sobre semijoias? Mais que isso, é muito bom saber o que a gente está comprando, não é mesmo? Portanto, escolha suas peças com carinho e atenção, preze pela qualidade e tenha acessórios duráveis e mais bonitos para criar seus looks com mais estilo, elegância e sabedoria.

E, por favor, não guarde estas informações só para você, né? Seja uma boa amiga e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Posts relacionados