Gatilhos mentais: saiba como eles podem ajudar a alavancar suas vendas

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Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Eles são uma ferramenta imprescindível para alavancar as suas vendas! A seguir, vamos explicar maiores detalhes sobre como funcionam, quais são esses gatilhos e como você pode aplicá-los para ter ainda mais sucesso na sua revenda de semijoias. Confira!

O que são gatilhos mentais?

Um gatilho é uma espécie de circunstância que se cria para gerar uma reação em quem está do outro lado, com o intuito de que essa reação se converta em uma compra. Basicamente, ao trabalhar com os gatilhos, é como se você estivesse dando motivos irresistíveis para o seu cliente comprar o produto.

Esses motivos têm um apelo emocional muito forte e esse é um dos segredos de sucesso dessa estratégia. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, 95% das nossas decisões de compra são tomadas por impulso, sem que haja um processo de racionalização. Portanto, quem consegue apelar para esse lado mais primitivo do comportamento do consumidor tem mais chances de conversão. E o gatilho mental faz exatamente isso.

Quais são os gatilhos mentais?

Existem vários gatilhos mentais diferentes. Veja a seguir quais são os principais e como você pode colocá-los em prática na revenda de semijoias.

Gatilho da reciprocidade

Ser recíproco ou esperar pela reciprocidade faz parte da natureza humana. Portanto, quando você dá algo ao seu cliente em potencial sem pedir nada em troca, isso cria um vínculo entre ele e a sua empresa, o que pode criar a condição para uma venda futura.

Para colocar em prática, você pode criar conteúdos gratuitos em seu blog ensinando as pessoas a usarem e combinarem as semijoias, pode enviar um cartão de aniversário para o seu cliente e outros pequenos gestos.

Gatilho da autoridade

Aqui, a ideia é posicionar a sua empresa como referência no mercado, para que as pessoas se sintam mais seguras ao fazer a compra. E como fazer isso? O próprio marketing de conteúdo será uma ótima estratégia, porque vai demonstrar que você tem conhecimento aprofundado do segmento em que atua.

Outras ações que se apropriam do gatilho da autoridade incluem mostrar quanto tempo de trajetória você já tem, cursos que tenha realizado nesse período…

Gatilho da escassez

Quando algo está prestes a acabar, as pessoas ativam uma espécie de “alerta”, de que precisam aproveitar aquela oportunidade. É por isso que o gatilho da escassez é um dos mais eficientes para fechar vendas.

Coloque em jogo frases de efeito como: “últimas peças”, “troca de coleção”, “não vai ter reposição”…

Gatilho da novidade

Tudo aquilo que é novo é mais interessante! Por isso, sempre que trouxer novas peças e coleções para a sua loja, não deixe de sinalizar que se trata de uma novidade.

Gatilho da urgência

Ele funciona de forma similar ao gatilho da escassez, ou seja, consiste em criar um senso de urgência no seu cliente, porém com a diferença de estar associado a um prazo. Por isso, é possível apostar em estratégias como: comunicar que vai realizar promoções por tempo limitado, por exemplo.

Quer conferir mais dicas incríveis para se tornar uma verdadeira rainha da venda de semijoias? Confira nosso blog!

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