Semijoias e bijuterias são a mesma coisa? Saiba as diferenças aqui!

3 minutos para ler

O primeiro passo para ser uma revendedora de sucesso é conhecer profundamente o produto com o qual você está trabalhando e saber responder às perguntas dos seus clientes em potencial. Para quem atua no ramo de acessórios, por exemplo, uma dúvida muito comum é: “semijoias e bijuterias são a mesma coisa?”. Essa resposta deve estar na ponta da língua. Por isso, hoje, vamos explicar todas as diferenças entre essas peças, confira!

Semijoias e bijuterias não são a mesma coisa!

A resposta mais simples e direta é: não, semijoias e bijuterias não são a mesma coisa. Nem mesmo as chamadas bijuterias finas são iguais às semijoias. O principal ponto de divergência entre elas está na sua composição.

Materiais

A semijoia passa por um processo de confecção semelhante ao das joias. A sua estrutura é composta por um material não nobre, no entanto, ela é banhada com uma camada bem espessa de metal nobre, como o ouro, prata ou ródio, por exemplo.

Enquanto isso, no caso da bijuteria, o corpo da peça é produzido com materiais de qualidade inferior e o banho tem uma camada bem mais fina. Em alguns casos, recebe apenas uma pintura metálica.

Pedras

As semijoias levam zircônia cravejada com o metal da peça, o que evita que a pedra caia com o uso. Já as bijuterias geralmente utilizam strass ou chatons. Esses materiais costumam não ter um acabamento de alta qualidade, perdem o brilho facilmente e também se desprendem da peça.

Caso as pedras e/ou pérolas sejam sintéticas, o que realmente diferencia as semijoias das bijuterias neste quesito é a alta qualidade, que garante que as peças terão durabilidade e beleza semelhantes à natural.

Acabamento

Outro ponto de diferença entre a semijoia e a bijuteria está no seu acabamento. Como o processo de confecção da semijoia é similar ao da joia, as peças são perfeitamente acabadas, sem “rebarbas”. Antes mesmo de receber o banho, elas passam por polimento e acabamento.

As bijuterias não têm um processo tão cuidadoso e isso fica bastante nítido quando o acabamento é observado mais de perto. O formato pode ter deformações e arestas, sem contar que elas não têm o mesmo brilho das semijoias. Na verdade, as bijuterias são bastante opacas.

Durabilidade

Todos esses fatores vão impactar diretamente na durabilidade da peça. Uma semijoia que recebe os cuidados básicos no uso e armazenamento diário, pode durar por muitos anos. Seu brilho e cor permanecem, além de todas as pedras que compõem o acabamento.

O mesmo não acontece com as bijuterias. Com poucos usos elas ficam escuras, perdem totalmente o pouco brilho que tinham, as pedras caem, o formato muda… em resumo, elas têm um tempo de vida útil muito curto.

Em resumo, a semijoia é um produto bem mais nobre e de maior valor agregado. Comprar uma peça dessa categoria é um verdadeiro investimento, já que ela vai durar por muitos anos compondo os looks de quem usa. E se você quer trabalhar com semijoias de alta qualidade, seja uma revendedora Veridiana Quirino!

Posts relacionados

4 thoughts on “Semijoias e bijuterias são a mesma coisa? Saiba as diferenças aqui!

  1. Olá, esses tipos de conteúdo são muitos legais e úteis para saber o que falar para cada cliente e entender a diferença do que estamos oferecendo ao cliente.
    Amei.

    1. Oi, Jaqueline! Tudo bem?

      Que bom que está gostando dos conteúdos aqui no Blog da Consultora Sempre postamos dicas, então fique de olho

    1. Olá, Maria! Tudo bem?

      Nossas semijoias passam por um rigoroso controle de qualidade, sendo banhadas por metais nobres, como Ouro 18k e Ródio Branco! Além disso, elas também passam pelo banho de Paládio, um dos metais mais nobres do mundo. Assim, nossas semijoias recebem um banho de excelente qualidade, que nos permite inclusive oferecer uma garantia de 6 meses para todas as peças

      Esperamos ter respondido suas dúvidas!

Deixe um comentário