Afinal, semijoia escurece? Entenda tudo neste post!

4 minutos para ler

As semijoias podem ser tão sofisticadas quanto as joias, principalmente quando são feitas a partir de matérias-primas de boa qualidade. Além disso, elas se encaixam muito bem no orçamento, fazendo com que tenhamos muito mais opções para deixar o look do dia a dia muito mais criativo e diferenciado.

Algumas pessoas têm dúvidas sobre o brilho das peças, se a semijoia escurece e quais são as melhores dicas de cuidados para garantir sua durabilidade. Foi pensando nisso que trouxe esse conteúdo para você. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

Por que as semijoias escurecerem?

Tanto as joias quanto as semijoias são produzidas a partir de metais. A diferença é que as joias são confeccionadas inteiramente a partir de metais nobres, enquanto as semijoias passam por um banho, ou seja, recebem uma camada de metal nobre.

Quando submetidas a determinados processos físicos e químicos, as semijoias passam pelo processo de oxidação, o que causa o escurecimento dos acessórios. Vale lembrar, no entanto, que alguns materiais nobres como a prata também oxidam, então essa reação pode ocorrer em diferentes peças — tudo depende do cuidado que temos com o material.

As semijoias que são confeccionadas a partir de uma matéria-prima de boa qualidade têm uma durabilidade muito maior. Investir nesses produtos, portanto, é uma boa escolha para quem gosta de trabalhar com opções, afinal, você pode apostar na variedade e manter a qualidade dos seus acessórios.

Quais são os principais fatores que aceleram esse processo?

Há alguns fatores que podem contribuir para a oxidação mais rápida das semijoias. É importante conhecê-los para que possamos cuidar melhor dos nossos acessórios e fazê-los durar mais. Veja!

Suor

O nosso suor libera uma pequena quantidade de ácido úrico, uma substância composta por carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio. Quando fazemos exercícios físicos usando anéis, pulseiras ou cordões, aumentamos a chance do suor causar a oxidação acelerada das peças.

Cosméticos

Alguns produtos como cosméticos, loções e perfumes podem danificar as semijoias por terem em sua composição diferentes produtos químicos. Isso ocorre, principalmente, com os perfumes que contêm álcool — substância que prejudica a conservação de muitas peças, sejam elas semijoias ou não.

Poluição

Os resíduos da poluição também podem interferir na durabilidade das peças. Não estou falando apenas da poluição de quando saímos de casa e expomos a semijoia ao tempo, mas daquela que fica grudada na peça guardada e causa uma acumulação de poeira. A limpeza periódica pode auxiliar muito nesse caso.

Quais são os cuidados para garantir a durabilidade das peças?

Alguns cuidados são fundamentais para garantir que as peças fiquem bonitas por mais tempo. Veja os principais deles!

Perfume e loções

Você pode evitar passar perfumes ou loções quando já estiver com as peças. Procure usar esses produtos de 10 a 15 minutinhos antes de colocar os acessórios. Assim, você pode evitar o contato direto com alguns componentes químicos.

Praia e academia

Tenha cuidado com o uso das semijoias em alguns locais. Praias e academias não são os mais indicados, nesse caso. O suor, o calor excessivo e a água salgada podem acelerar a corrosão das peças.

Limpeza

É normal as peças ficarem guardadas por um tempo. Por isso, é muito importante cuidar do armazenamento para que elas mantenham o brilho e, assim que voltemos a usá-las, estejam novas.

Lembre-se que alguns produtos de limpeza podem prejudicar as peças, então lustre-as apenas com uma flanela. Caso você ache necessário, pode usar sabão neutro e água. Dessa forma, você pode retirar os resquícios de suor e de produtos que beleza que estiveram em contato com a semijoia.

Depois, guarde-a separadamente em um local seco e arejado, para evitar a oxidação e a perda do brilho e da qualidade. Esses são cuidados que podem garantir o brilho e evitar o escurecimento das semijoias.

Agora que você sabe que semijoia escurece e o que fazer para evitar esse processo, confira como guardar as suas semijoias!

Posts relacionados

Deixe um comentário