Veja como cuidar da sua beleza e bem-estar com estas 6 dicas poderosas

6 minutos para ler

O dia a dia sobrecarregado e estressante pode prejudicar bastante a nossa saúde e a nossa aparência. Como resultado, vem o cansaço, o desgaste físico e aquela aparência envelhecida que tanto faz mal à autoestima. Assim, é fundamental incluir algumas medidas que proporcionem mais beleza e bem-estar.

Não significa que você precisa gastar muito ou fazer coisas muito diferentes para se sentir bem. Pelo contrário, muitas vezes, o nosso bem-estar depende de pequenas atitudes e mudanças que podem ser inseridas na nossa vida. Pode ser, por exemplo, praticar um esporte ou conversar com a família e os amigos.

Além disso, é muito importante entendermos que se sentir bem e mais bonito está diretamente relacionado às nossas experiências e à percepção que temos de nossas vidas e nós mesmos. Por isso, muitas vezes, mudanças que tragam mais saúde e prazer podem nos fazer bem melhor.

Mas como adotar isso na prática? Para ajudar você, separei 6 dicas de beleza e bem-estar essenciais. Continue lendo para saber mais!

1. Mantenha uma alimentação saudável

O primeiro passo para ter mais saúde e bem-estar é cuidar da alimentação. Ela precisa ser equilibrada, com quantidades adequadas de vitaminas, sais minerais, fibras, carboidratos, gorduras e proteínas.

Também é importante fazer boas escolhas alimentares. Entre elas, está a preferência por alimentos naturais, como vegetais e produtos de fabricação caseira, em detrimentos dos industrializados, como refrigerantes, salgadinhos e doces, que são ricos em sal, açúcar, gordura e conservantes.

Esses alimentos gordurosos e açucarados contribuem para a ocorrência de diversas doenças, como diabetes e hipertensão. Além disso, são bastante prejudiciais à pele, dando um aspecto envelhecido. Sem contar que os alimentos naturais são ricos em antioxidantes, como a vitamina C e o betacaroteno, que retardam o envelhecimento da pele, deixando-a com mais elasticidade e dando uma aparência naturalmente mais jovem e bonita.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

Outra dica básica de beleza e bem-estar é praticar atividades físicas, — como corrida, caminhada e natação — e exercícios, como musculação, crossfit e treinamento funcional. Independentemente da sua escolha, a verdade é que o nosso corpo foi feito para se movimentar, ou seja, o mais importante é não ficar parado!

A prática regular de exercícios físicos de modo geral ajuda a regular o metabolismo e a controlar o peso, evitando diversas doenças. É, ainda, uma forma de se conseguir mais bem-estar, uma vez que enquanto movimentamos, liberamos diversas substâncias, como a endorfina, hormônio dando sensação de prazer.

Mas, para que esses efeitos sejam duradouros, é fundamental manter uma regularidade. De nada adianta pedalar ou correr somente aos finais de semana, pois o ideal é se exercitar cerca de 3 a 5 vezes por semana, com duração em torno de uma hora por dia.

3. Tenha um hobbie e momentos de lazer

É comum nos perdermos na rotina cheia de afazeres e obrigações. No entanto, a vida deve ser muito mais que trabalhar e cuidar de casa. Para ter beleza e bem-estar, precisamos tirar um tempo para cuidar de nós mesmas, fazer o que gostamos e ter mais prazer na vida.

Uma forma de conseguir isso é adotando um hobbie, ou seja, uma atividade prazerosa no dia a dia. Vale qualquer coisa, como manter uma coleção de objetos, tocar um instrumento, cozinhar ou cultivar plantas no jardim ou na varanda.

Mesmo quem não gosta de ter um hobbie pode reservar momentos de lazer e relaxamento — sozinho ou acompanhado. O mais importante é tirar um tempo no seu dia para descansar e fazer algo de que goste.

4. Cuide da saúde da sua pele

A sua pele, principalmente a do rosto, é o seu cartão de visitas. Por isso, cuide bem da saúde dela. Para tanto, uma alimentação saudável é essencial, uma vez que ajuda a nutrir e hidratar e a evitar o envelhecimento precoce.

Também é importante adotar uma rotina de cuidados, com produtos adequados ao seu tipo de pele. Essa rotina deve ser feita de manhã e à noite, começando com uma boa limpeza, seguida pela esfoliação, tonificação e hidratação. E não é preciso adquirir produtos caros, pois existem alguns bem acessíveis e eficientes. Basta escolher uma linha que seja adequada ao seu tipo de pele.

5. Durma bem todas as noites

Dormir bem é uma atitude que traz beleza e bem-estar, mas que costuma ser muito negligenciada pelas pessoas. Isso porque ter uma boa noite de sono ajuda a controlar as principais funções do organismo, além de ser um momento de descanso e relaxamento para o corpo todo.

Dessa forma, é bom dormir cerca de 7 a 8 horas todas as noites. Não dá para dormir mal em um dia e tentar compensar no outro. É necessário manter uma regularidade no sono para que as funções do organismo sejam, de fato, restabelecidas.

Além disso, é importante ter um ambiente agradável, com cama e travesseiros confortáveis, que ajudam ainda mais a relaxar e a melhorar a qualidade do sono.

6. Procure se relacionar com as pessoas

Há muito se discute a necessidade de mantermos relacionamentos interpessoais e como eles afetam nossa saúde, beleza e bem-estar. De fato, é fácil notar o quanto o convívio com a família e os amigos nos faz bem. Afinal, nossa rede de conexões nos fortalece, contribuindo para nos sentirmos mais amparados, protegidos e queridos.

Por outro lado, também é fundamental evitar relações tóxicas e abusivas, que só nos fazem mal. Caso uma pessoa só prejudique a sua autoestima ou o seu bem-estar físico e emocional, o melhor é evitar ao máximo o contato com ela. Certamente você poderá substituir esse relacionamento por outro que lhe faça bem melhor.

Enfim, como podemos perceber neste artigo, beleza e bem-estar vão muito além dos cuidados físicos e com a aparência. Obviamente, isso não significa que você também não possa se produzir e usar o que gosta, mas sim, que se sentir bem depende de um conjunto de coisas que, muitas vezes, vem de dentro para fora. Gostou dessas dicas de beleza e bem-estar? Quer conferir mais artigos como este? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário