A pandemia do novo coronavírus pegou todo o mundo de surpresa e fez com que todos precisassem reinventar a rotina. Afinal, foi decretada a necessidade do isolamento social para evitar a propagação da doença. Em razão desse afastamento, muitas empresas tiveram que deixar os funcionários trabalhando em casa. Com isso, muitas pessoas estão buscando dicas para trabalhar home office.
Aqueles que não estão acostumados a trabalhar em casa podem encontrar algumas dificuldades, como a queda da produtividade, as distrações e os problemas com a definição de horários e do local adequado.
Está nessa situação? Veja algumas dicas e orientações para manter a produtividade durante o período em que o trabalho remoto é necessário. Confira!
1. Crie uma rotina em relação ao uso de roupas e acessórios
Nada de usar meia e pijama! Quando você utiliza roupas de ficar em casa, de academia ou de dormir para trabalhar, o seu cérebro reduz o ritmo das suas atividades. Ou seja, ele entende que o momento é de relaxar. Quanto mais o home office for parecido com a sua rotina de trabalhar no escritório, melhor será o seu rendimento.
Portanto, utilize camisas confortáveis que sejam apropriadas ao trabalho e que estejam de acordo com a temperatura. Calças e saias também são indicadas. Quando o assunto é os acessórios, pode caprichar, pois eles complementam e valorizam o look, passando a impressão de que está pronta para trabalhar, principalmente se você tiver alguma reunião por vídeo.
Anéis, brincos que garantam conforto e pulseiras mais discretas são a melhor escolha.
2. Defina um local de trabalho
Determinar o seu ambiente ou um espaço reservado para essa atividade é outra dica para trabalhar home office que você precisa atentar. Aqui, seguimos a mesma ideia das roupas, já que trabalhar no sofá, na cama ou em um local barulhento e bagunçado gera distrações e queda da produtividade.
Então, organize uma mesa em local arejado, iluminado e somente deixe à sua vista o que precisa para o seu trabalho.
3. Planeje as suas tarefas diárias
Ter uma agenda é uma forma comprovada e eficiente de organizar a sua rotina e de determinar as suas prioridades. No dia anterior, antes de terminar o seu expediente, anote tudo o que precisa ser feito durante o seu dia de trabalho. Dessa maneira, você não corre o risco de esquecer algo, defina os horários que cada tarefa precisa ser entregue e quais devem ser priorizadas.
Além disso, tão importante quanto planejar o seu dia de trabalho é definir os seus horários. Muitas pessoas que trabalham remotamente acabam fazendo tarefas domésticas ou que não têm a ver com o trabalho durante o expediente, aspecto esse que é totalmente prejudicial à sua produtividade e organização.
Então, defina um horário para acordar todos os dias, as pausas para descanso e almoço, e o fim do expediente. O ideal é que siga a mesma carga horária do escritório quando estiver em casa, assim já estará habituada aos horários e não terá grandes problemas quando sair do isolamento.
Essas dicas para trabalhar home office ajudarão muito tanto na sua organização quanto na sua disposição, já que ficar em casa é uma tentação para deitarmos em horários que não devemos e para outras distrações, como as tarefas domésticas e pessoais. Então, mantenha a rotina que você sempre teve e capriche na sua produção.
Essas dicas ajudaram você? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que estão na mesma situação!
3 thoughts on “3 dicas para trabalhar home office e manter a produtividade em alta”